Trabalho infantil e a pandemia
Palavras-chave:
Trabalho infantil, Pandemia, EconômicoResumo
Notório que o trabalho infantil é uma das mazelas da sociedade, principalmente em países subdesenvolvidos, dado que grande parte da população destes países é acometida pelo déficit econômico, e até mesmo pessoas que vivem abaixo da linha da pobreza, sendo o Brasil integrante desta lista. Diante disto, muitas famílias tendem a utilizar crianças e adolescentes para obter uma renda extra para auxiliar na subsistência econômica familiar, não de maneira intencional, mas sim por questão de necessidade. Porquanto, o presente estudo, utilizando-se de uma abordagem qualitativa, descritiva e narrativa, ilustrou todo um contexto histórico e a acepção de trabalho infantil, tendo como enfoque a questão da pandemia do covid-19, de modo a ter parâmetros comparativos pré-pandêmicos e durante pandêmico, objetivando demonstrar como a pandemia afetou todos os setores e revelou determinadas vulnerabilidades a tempos não discutidas. Concluiu-se que, existe um falso dilema entre a necessidade das famílias em ter uma renda para sua subsistência e a necessidade de tomar as medidas de prevenção para não sucumbir ao vírus, ou seja, ou morrem de fome ou com o vírus.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Simpósio de Pesquisa em Direito
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
O AUTOR cede e transfere gratuitamente, em caráter irrevogável e irretratável ao UniFOA, todos os direitos autorais relativos ao texto (Resumo) acima intitulado, tudo em conformidade com a Lei n. 9610/98.
O AUTOR desde já, declara que o texto cedido é de sua exclusiva autoria, assumindo total responsabilidade civil e penal, quanto aos argumentos, citações e referências que fazem parte de seu conteúdo, bem como, por eventuais questionamentos judiciais ou extrajudiciais em decorrência de sua divulgação, devendo concordar inequivocamente com a exclusão do UniFOA do polo passivo de qualquer demanda.
A organização do evento fica autorizada a utilizar o texto, sob qualquer forma e por quaisquer meios de reprodução, divulgação previstos em Lei, inclusive publicação ou distribuição em meio impresso ou eletrônico, sem caracterizar de forma alguma qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza ao CEDENTE.
O UniFOA fica autorizado a promover a inclusão do texto na plataforma e Anais do evento, na forma prevista no artigo 19 da Lei nº 9.610/1998.