O feminismo islâmico na invasão Talibã de 2021

Autores

  • Izabelle Maria Patitucci de Azevedo Discente do Curso de Direito – Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA
  • Anna Flávia Carvalho Sampaio Discente do Curso de Direito – Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA
  • Bárbara Araújo Diniz Ferreira Discente do Curso de Direito – Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA
  • Bernardo Mendonça Calina Discente do Curso de Direito – Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA
  • Isabela Miguel de Carvalho Discente do Curso de Direito – Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA
  • Katia Rogéria Fonseca Discente do Curso de Direito – Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA
  • Daniele do Amaral Souza Cavaliere Mestre em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente (UniFOA). Docente do curso de Direito do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA)

Palavras-chave:

Talibã, Afeganistão, Feminismo Islâmico, Direitos Humanos

Resumo

O presente artigo tem como tema central o feminismo islâmico. Entendendo os direitos das mulheres como direitos humanos, se faz uma análise da invasão Talibã em 2021 e suas consequências. O movimento feminista islâmico luta desde a década de 80 pelos direitos das mulheres afegãs, para sua saída do setor privado para o público. Analisando o contexto histórico da invasão dos EUA em 2001 e retirada das tropas em 2021, entendemos os interesses estadunidenses em terras afegãs. Analisando o grupo Talibã, suas crenças e práticas, percebemos a retirada de direitos femininos. E por fim, ao estudarmos o feminismo islâmico, reconhecemos a luta constante por direitos humanos no Oriente Médio. A principal metodologia utilizada foi a análise bibliográfica, jornalística e de dados, bem como a análise legal com viés jurídico-sociológico.

Downloads

Publicado

15-02-2024

Como Citar

Izabelle Maria Patitucci de Azevedo, Anna Flávia Carvalho Sampaio, Bárbara Araújo Diniz Ferreira, Bernardo Mendonça Calina, Isabela Miguel de Carvalho, Katia Rogéria Fonseca, & Daniele do Amaral Souza Cavaliere. (2024). O feminismo islâmico na invasão Talibã de 2021. Simpósio De Pesquisa Em Direito. Recuperado de https://conferenciasunifoa.emnuvens.com.br/congresso-direito/article/view/1210

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)