Medida Provisória nº 966/2020 – responsabilização de agentes públicos por ação e omissão em atos relacionados com a pandemia da Covid-19
Palavras-chave:
Estado, Pandemia, Resíduos, ResponsabilidadeResumo
O enfrentamento à Pandemia da Covid-19 tem provocado situações especificas na condução dos assuntos de saúde pública e da administração médico-hospitalar. A potencialidade de colapso na rede pública de atendimento hospitalar e a necessidade de controle das condutas sociais foram objetos de regulamentação por lei, decretos do executivo e resoluções por parte de autoridades reguladoras. De um lado, as carências e necessidades da população, do outro a falta de instrumentos eficazes de tratamento da pandemia a saúde. Legislar no caos permite tomadas de atitudes incoerentes, prejudiciais, que vão impactar no todo coletivo, e a tendência é sempre o lado mais frágil se prejudicar mais. Assim sendo, o estudo apresentado objetiva estudar os impactos da Medida Provisória 966/2020, que estabelece aspectos norteadores para a responsabilização de agentes públicos por condutas omissivas ou comissivas relacionadas à Pandemia do Covid-19. Diante disso, torna-se importante a análise da responsabilização em função da má prestação, ausência de prestação ou prestação tardia dos serviços públicos de saúde, em todas as esferas de governo, conforme as atribuições conferidas pela legislação orgânica do SUS nas ações de repercussão local, regional ou nacional.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Simpósio de Pesquisa em Direito
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
O AUTOR cede e transfere gratuitamente, em caráter irrevogável e irretratável ao UniFOA, todos os direitos autorais relativos ao texto (Resumo) acima intitulado, tudo em conformidade com a Lei n. 9610/98.
O AUTOR desde já, declara que o texto cedido é de sua exclusiva autoria, assumindo total responsabilidade civil e penal, quanto aos argumentos, citações e referências que fazem parte de seu conteúdo, bem como, por eventuais questionamentos judiciais ou extrajudiciais em decorrência de sua divulgação, devendo concordar inequivocamente com a exclusão do UniFOA do polo passivo de qualquer demanda.
A organização do evento fica autorizada a utilizar o texto, sob qualquer forma e por quaisquer meios de reprodução, divulgação previstos em Lei, inclusive publicação ou distribuição em meio impresso ou eletrônico, sem caracterizar de forma alguma qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza ao CEDENTE.
O UniFOA fica autorizado a promover a inclusão do texto na plataforma e Anais do evento, na forma prevista no artigo 19 da Lei nº 9.610/1998.