Umbanda - a cultura além da religião
Palavras-chave:
Crenças, Cultura, ReligiãoResumo
O trabalho teve como objetivo mostrar as verdadeiras características da Umbanda. Muitos preconceitos caem sobre tudo o que provém de uma origem pouco conhecida, esse é o caso dessa religião. No documentário, Paula Reis - a representante que nos recebeu - conta como essa religião surgiu, quais são as crenças dos fiéis, os costumes e utensílios e explica diversas coisas sobre distintos assuntos. Mesmo provando ser um ambiente onde tudo o que se pratica é a fé, os membros desse terreiro acompanharam várias situações de puro preconceito. No vídeo, Paula conta sobre algumas dessas situações e diz como se sente sobre isso. Muitas reclamações foram feitas por conta dos instrumentos de percussão usados durante os cultos. No Lar de Caridade Luz do Amanhã, o terreiro de Paula, há diferentes tipos de cultos. A Mãe de Santo explica que, uma vez na semana, é feito o tratamento médico; por meio de uma água ou algum alimento abençoado durante o culto, houve vários relatos de curas de doenças físicas e espirituais. Também no vídeo é falado sobre as roupas e acessórios usados, quando e para que eles servem. Paula nos apresentou o terreiro e explicou tudo o que poderíamos querer saber. Uma experiência como essa é capaz de curar todo preconceito, comprovamos que é uma religião bonita que – como qualquer outra – possui seus próprios rituais e costumes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Simpósio de Pesquisa em Direito
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
O AUTOR cede e transfere gratuitamente, em caráter irrevogável e irretratável ao UniFOA, todos os direitos autorais relativos ao texto (Resumo) acima intitulado, tudo em conformidade com a Lei n. 9610/98.
O AUTOR desde já, declara que o texto cedido é de sua exclusiva autoria, assumindo total responsabilidade civil e penal, quanto aos argumentos, citações e referências que fazem parte de seu conteúdo, bem como, por eventuais questionamentos judiciais ou extrajudiciais em decorrência de sua divulgação, devendo concordar inequivocamente com a exclusão do UniFOA do polo passivo de qualquer demanda.
A organização do evento fica autorizada a utilizar o texto, sob qualquer forma e por quaisquer meios de reprodução, divulgação previstos em Lei, inclusive publicação ou distribuição em meio impresso ou eletrônico, sem caracterizar de forma alguma qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza ao CEDENTE.
O UniFOA fica autorizado a promover a inclusão do texto na plataforma e Anais do evento, na forma prevista no artigo 19 da Lei nº 9.610/1998.