Aumento na concessão de benefícios pós-pandemia
DOI:
https://doi.org/10.47385/simpdir.2024.1600Palavras-chave:
Benefícios previdenciários, Aumento, Brasil, Pós PandemiaResumo
Em março de 2020, foi declarada a pandemia do Covid-19. Esta doença trouxe consigo um aumento significativo na taxa de desemprego, diversos casos de transtornos mentais e uma taxa de mortalidade de 337,21. O objetivo desta pesquisa é analisar a forma em que a pandemia influenciou no número de benefícios previdenciários concedidos. Houve um balanço na Seguridade Social do país, com um grande aumento no uso do SUS e, consequentemente, do INSS. O Covid-19 impossibilitou diversas pessoas de retornar a suas áreas de atuação ou qualquer outra, por conta de causas físicas e psicológicas, estes indivíduos se tornaram aptos a receber benefícios do INSS, totalizando um aumento de 29% na concessão de benefícios por incapacidade temporária e de 47% na concessão de pensão por morte. De acordo com o Ministério da Saúde, a pandemia trouxe um aumento das concessões de benefícios relacionados à doença, bem como pensões por morte, o que demonstrou a extrema importância de uma resposta ágil da previdência diante um período de crise, ou seja, a integração entre o sistema de saúde e previdência se revelou crucial para garantir uma assistência eficaz aos seus segurados.
Referências
Ministério da Saúde.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Simpósio de Pesquisa em Direito
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
O AUTOR cede e transfere gratuitamente, em caráter irrevogável e irretratável ao UniFOA, todos os direitos autorais relativos ao texto (Resumo) acima intitulado, tudo em conformidade com a Lei n. 9610/98.
O AUTOR desde já, declara que o texto cedido é de sua exclusiva autoria, assumindo total responsabilidade civil e penal, quanto aos argumentos, citações e referências que fazem parte de seu conteúdo, bem como, por eventuais questionamentos judiciais ou extrajudiciais em decorrência de sua divulgação, devendo concordar inequivocamente com a exclusão do UniFOA do polo passivo de qualquer demanda.
A organização do evento fica autorizada a utilizar o texto, sob qualquer forma e por quaisquer meios de reprodução, divulgação previstos em Lei, inclusive publicação ou distribuição em meio impresso ou eletrônico, sem caracterizar de forma alguma qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza ao CEDENTE.
O UniFOA fica autorizado a promover a inclusão do texto na plataforma e Anais do evento, na forma prevista no artigo 19 da Lei nº 9.610/1998.