As dificuldades no combate aos crimes cibernéticos

uma análise jurídica e social sobre essa modalidade criminal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47385/simpdir.2024.1602

Palavras-chave:

Dificuldades, Crimes Cibernéticos, Combate, Analise Jurídica e Social

Resumo

Os crimes cibernéticos são atividades ilegais realizadas pela internet, pelos aparelhos telefônicos, computadores. Como por exemplo, fraudes online, cyberbullying e ataques discursivos de ódio. O objetivo geral desta pesquisa é mostrar como é difícil combater os crimes cibernéticos na sociedade contemporânea, bem como, os possíveis prejuízos psicológicos e financeiros acarretados às vítimas. De forma especifica, o objetivo é reconhecer a necessidade de inovação no campo jurídico, quanto às investigações e regulamentações da legislação vigente. Mesmo com a evolução tecnológica, as autoridades encontram dificuldade de investigar e aplicar uma regulamentação eficaz para solucionar e punir os crimes virtuais desde o surgimento da Lei Carolina Dieckmann. A presente pesquisa é baseada no método qualitativo e fundamentado em revisão bibliográfica sobre o Direito Digital.  Espera-se identificar as principais dificuldades encontradas pelo poder público nas investigações dos que cometem - os. Esta pesquisa se justifica porque a maioria das pessoas mantêm negócios e se relacionam pela internet, tornando-se potencialmente vulneráveis em relação a esse tipo de crime.

Referências

FINCATO, Denise; MATTE Mauricio; GUIMARÃES Cíntia (org). Direito e tecnologia: reflexões sociojurídicas. Porto Alegre: Livraria do Advogado Editora, 2014.

PAESANI, Liliana Minardi. O Direito na sociedade da informação: a evolução do direito digital. 1° edição. Atlas; 8 de outubro, 2013.

JUNIOR, Luiz Cláudio Gonçalves. Capacitação resumo científico. Volta Redonda, 2024

Downloads

Publicado

07-10-2024

Como Citar

Bastos, I., & Gonçalves Junior, L. C. (2024). As dificuldades no combate aos crimes cibernéticos: uma análise jurídica e social sobre essa modalidade criminal. Simpósio De Pesquisa Em Direito. https://doi.org/10.47385/simpdir.2024.1602

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>