Violência doméstica em tempos de pandemia
DOI:
https://doi.org/10.47385/simpdir.2024.1605Palavras-chave:
Violência Doméstica, Pandemia, Covid-19Resumo
O ano de 2020 foi marcado pelo surgimento do Covid-19, que provocou uma crise global com grandes impactos sociais, econômicos e de saúde pública. E uma das consequências foi o aumento significativo dos casos de violência doméstica. Esta pesquisa busca analisar como o contexto pandêmico intensificou os conflitos familiares, levando a um crescimento nos incidentes de violência no ambiente domiciliar. Para isso, pretende-se investigar desde a vigência da Lei Maria da Penha até os tempos atuais e como a pandemia agravou esse problema. De forma específica, pretendemos investigar os principais fatores que contribuíram para esse aumento, avaliar as respostas das linhas de apoio durante a pandemia, bem como quais foram as formas e tipos de violência contra a mulher. Para tanto, utilizou-se de uma revisão bibliográfica, consultando livros, artigos acadêmicos, além de textos pertinentes. A pesquisa conseguiu demonstrar que ainda há um predomínio de tal violência, todavia, houve um crescimento de 36% durante o período pandêmico. Trata-se de uma temática importante, visto que, embora A Lei Maria da Penha permanece vital no combate à violência doméstica, a pandemia expôs a necessidade de políticas públicas mais robustas e redes de apoio eficientes para proteger as vítimas em crise.
Referências
BRASIL. Lei n. 11.340, de 7 de agosto de 2006. Brasília, DF, 2006. Disponível em: Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/496319/000925795.pdf
JUSBRASIL. O que é violência doméstica? JusBrasil, 2024. Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/artigos/o-que-e-violencia-domestica/905749176.
SOUZA, Lídia de Jesus; FARIAS, Rita de Cássia Pereira. Violência doméstica no contexto de isolamento social pela pandemia de covid-19. Serviço Social & Sociedade, p. 213-232, 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Simpósio de Pesquisa em Direito
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
O AUTOR cede e transfere gratuitamente, em caráter irrevogável e irretratável ao UniFOA, todos os direitos autorais relativos ao texto (Resumo) acima intitulado, tudo em conformidade com a Lei n. 9610/98.
O AUTOR desde já, declara que o texto cedido é de sua exclusiva autoria, assumindo total responsabilidade civil e penal, quanto aos argumentos, citações e referências que fazem parte de seu conteúdo, bem como, por eventuais questionamentos judiciais ou extrajudiciais em decorrência de sua divulgação, devendo concordar inequivocamente com a exclusão do UniFOA do polo passivo de qualquer demanda.
A organização do evento fica autorizada a utilizar o texto, sob qualquer forma e por quaisquer meios de reprodução, divulgação previstos em Lei, inclusive publicação ou distribuição em meio impresso ou eletrônico, sem caracterizar de forma alguma qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza ao CEDENTE.
O UniFOA fica autorizado a promover a inclusão do texto na plataforma e Anais do evento, na forma prevista no artigo 19 da Lei nº 9.610/1998.