Alto índice de suicídio de policiais no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47385/simpdir.2024.1608

Palavras-chave:

Suicídio, Policiais, Brasil, Estresse Ocupacional, Saúde Mental

Resumo

Os casos de suicídio entre policiais no Brasil têm sido relatados com frequência. Dados obtidos via Lei de Acesso à Informação (LAI) apontaram que, entre 2018 e 2022, ao menos 509 profissionais de segurança pública ativos morreram por suicídio. O alto índice de suicídio entre policiais no Brasil está fortemente associado a fatores como estresse crônico, exposição constante a situações de violência, e falta de suporte psicológico adequado. O objetivo dessa pesquisa é refletir sobre os fatores que levam a falta de reconhecimento no ambiente de trabalho. Por meio de uma revisão sobre o tema, será analisada a necessidade de reavaliar e talvez reformar o próprio sistema de segurança pública para reduzir os riscos e o estresse que os policiais enfrentam no seu dia a dia. A pressão para manter uma imagem de invulnerabilidade, juntamente com a precariedade das condições de trabalho e a insuficiência de políticas de apoio, agravam a vulnerabilidade dos policiais ao suicídio.

Referências

Fórum Brasileiro de Segurança Pública. (2023). Anuário Brasileiro de Segurança Pública. - Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP). (2023). Dados Estatísticos sobre Suicídios de Policiais.

SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Segurança Pública. Suicídio policial: relatório 2024.

Downloads

Publicado

07-10-2024

Como Citar

Chiesse Brasil Brandão, G., & França, A. (2024). Alto índice de suicídio de policiais no Brasil. Simpósio De Pesquisa Em Direito. https://doi.org/10.47385/simpdir.2024.1608