Bullying escolar

legislação brasileira e consequências socias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47385/simpdir.2024.1641

Palavras-chave:

Bullying, Legislação brasileira, Ambiente escolar, Consequências sociais

Resumo

Bullying: termo originado da palavra inglesa bully, que designa atos de agressão, intimidação e opressão realizados de forma sistemática e repetidas contra um indivíduo indefeso. O fenômeno conceituado é um fator conhecido por trazer consequências extremamente sérias e prejudiciais tanto para quem sofre, quanto para quem comete, e que mesmo possuindo uma legislação em vigor, ainda continua sendo ineficaz e não respeitada, por isso, o presente artigo dedica-se à análise das leis e políticas públicas brasileiras relacionadas ao combate do bullying, visando identificar prováveis lacunas e desafios na sua implementação e as possíveis soluções que essas legislações fornecem a essas situações, destacando exemplos de eficácia ou falhas na sua aplicação, bem como também buscará fornecer uma visão abrangente sobre o fenômeno do bullying no contexto escolar, incluindo suas principais características, manifestações e impactos. A realização desta pesquisa é fundamentada por uma metodologia qualitativa baseada em revisões bibliográficas e análises documentais e ao final, tentaremos entender os motivos pelo qual um fenômeno de grande impacto social como este ainda possui uma legislação desproporcional a sua realidade.

Referências

.

Downloads

Publicado

07-10-2024

Como Citar

dos Santos Machado, B., & França, A. M. (2024). Bullying escolar: legislação brasileira e consequências socias. Simpósio De Pesquisa Em Direito. https://doi.org/10.47385/simpdir.2024.1641