A convivência intergeracional no ambiente de laboral a partir da mediação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47385/simpdir.2024.1644

Palavras-chave:

Conflito Intergeracional, Pessoa Idosa, Mediação de Conflitos, Conflito organizacional, Comunicação Intergeracional

Resumo

A pesquisa abordará os benefícios da adoção da mediação no ambiente organizacional como ferramenta adequada para inclusão da pessoa idosa e incremento da atividade empresarial a partir dos conflitos decorrentes da pobreza de comunicação intergeracional. O aumento da expectativa de vida e a alteração das regras previdenciárias provocou o prolongamento da permanência do cidadão na atividade laborativa e consequentemente a convivência entre diversas gerações ativas no mercado de trabalho. Surgem os desafios para solução humanizada dos conflitos resultantes da diversidade etária e, identificação dos pontos de equilíbrio entre perfis comportamentais distintos. Neste cenário, as técnicas e os princípios da mediação de conflitos se apresentam como facilitadores de identificação das necessidades individuais, coletivas e corporativas provocando o reconhecimento das fraquezas e potencialidades singulares e comuns para a criação de espaços seguros e agregadores, afastando o etarismo e assegurando a pessoa idosa as garantias previstas no Estatuto da Pessoa Idosa. A metodologia aplicada tem por base o método indutivo por meio da pesquisa bibliográfica, de jurisprudências, revistas especializadas e artigos.

Biografia do Autor

Ana Pazos, UNIGRANRIO

Mestre em Direito Público pela UNESA com bolsa Capes. Professora do curso de Direito da Universidade Unigranrio Afya. Mediadora certificada pelo ICFML. Advogada.

Darlan Moulin, Unigranrio e Estacio de Sá

Doutorando pela UERJ. Mestre em Direitos Sociais, Difusos e Coletivos. Professor do curso de Direito da Universidade Unigranrio Afya e Estácio de Sá.

Jamile Sabbad, PUC-Rio e Estácio de Sá

Doutoranda pela PUC-Rio. Mestre em Direito Público pela UNESA com bolsa Capes

Renata Monteiro, UNESA

Mestranda em Direito Público pela UNESA bolsista Cape

Referências

ALMEIDA, Tania. Caixa de ferramentas em mediação: aportes práticos e teóricos. São Paulo: Dash, 2014.

ALVES,Tiago. Trabalho flexível, longevidade e Sociedade 5.0 – Publicado em 31 de outubro de 2019 no Linkedin. Acessado em 23/02/2020.

BEAUVOIR, S. A velhice. Nova Fronteira. Rio de Janeiro. 1990.

CARNEIRO, Gevalmir Faciroli. A Empatia e seus desafios: Um Estudo de Caso a partir do uso da Ferramenta de Inversão de Papéis na Mediação Intergeracional. Mediação de Conflitos na Prática: estudos de casos concretos/organizadoras Celeida Maria Celentano Laporta, Sabrina Nagib de Sales Borges. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2019.

CORNACHIONE Jr., Edgard B. Informática aplicada às áreas de contabilidade, administração e economia. São Paulo. Atlas. 1998.

SILVA, Alcineide Pereira da., SANTOS, Júlio César dos., KONRAD, Márcia Regina. Teoria Geral dos Sistemas: Diferencial Organizacional que viabiliza o pleno entendimento da empresa. Educação, Gestão e Sociedade: Revista da Faculdade Eça de Queirós, ISSN 2179-9636, Ano 6, número 22, julho de 2016. www.faceq.edu.br/regs. Acessado em 09 de março de 2020.

VASCONCELOS, Carlos Eduardo de. Mediação de conflitos e práticas restaurativas. 6ed. Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: Método, 2018.

Downloads

Publicado

07-10-2024

Como Citar

Pazos Moraes, A. L., Alves Moulin, D., Sabbad Carecho Cavalcante , J., & Nazareno Monteiro Pereira da Silva , R. (2024). A convivência intergeracional no ambiente de laboral a partir da mediação. Simpósio De Pesquisa Em Direito. https://doi.org/10.47385/simpdir.2024.1644

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)