A convivência intergeracional no ambiente de laboral a partir da mediação
DOI:
https://doi.org/10.47385/simpdir.2024.1644Palavras-chave:
Conflito Intergeracional, Pessoa Idosa, Mediação de Conflitos, Conflito organizacional, Comunicação IntergeracionalResumo
A pesquisa abordará os benefícios da adoção da mediação no ambiente organizacional como ferramenta adequada para inclusão da pessoa idosa e incremento da atividade empresarial a partir dos conflitos decorrentes da pobreza de comunicação intergeracional. O aumento da expectativa de vida e a alteração das regras previdenciárias provocou o prolongamento da permanência do cidadão na atividade laborativa e consequentemente a convivência entre diversas gerações ativas no mercado de trabalho. Surgem os desafios para solução humanizada dos conflitos resultantes da diversidade etária e, identificação dos pontos de equilíbrio entre perfis comportamentais distintos. Neste cenário, as técnicas e os princípios da mediação de conflitos se apresentam como facilitadores de identificação das necessidades individuais, coletivas e corporativas provocando o reconhecimento das fraquezas e potencialidades singulares e comuns para a criação de espaços seguros e agregadores, afastando o etarismo e assegurando a pessoa idosa as garantias previstas no Estatuto da Pessoa Idosa. A metodologia aplicada tem por base o método indutivo por meio da pesquisa bibliográfica, de jurisprudências, revistas especializadas e artigos.
Referências
ALMEIDA, Tania. Caixa de ferramentas em mediação: aportes práticos e teóricos. São Paulo: Dash, 2014.
ALVES,Tiago. Trabalho flexível, longevidade e Sociedade 5.0 – Publicado em 31 de outubro de 2019 no Linkedin. Acessado em 23/02/2020.
BEAUVOIR, S. A velhice. Nova Fronteira. Rio de Janeiro. 1990.
CARNEIRO, Gevalmir Faciroli. A Empatia e seus desafios: Um Estudo de Caso a partir do uso da Ferramenta de Inversão de Papéis na Mediação Intergeracional. Mediação de Conflitos na Prática: estudos de casos concretos/organizadoras Celeida Maria Celentano Laporta, Sabrina Nagib de Sales Borges. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2019.
CORNACHIONE Jr., Edgard B. Informática aplicada às áreas de contabilidade, administração e economia. São Paulo. Atlas. 1998.
SILVA, Alcineide Pereira da., SANTOS, Júlio César dos., KONRAD, Márcia Regina. Teoria Geral dos Sistemas: Diferencial Organizacional que viabiliza o pleno entendimento da empresa. Educação, Gestão e Sociedade: Revista da Faculdade Eça de Queirós, ISSN 2179-9636, Ano 6, número 22, julho de 2016. www.faceq.edu.br/regs. Acessado em 09 de março de 2020.
VASCONCELOS, Carlos Eduardo de. Mediação de conflitos e práticas restaurativas. 6ed. Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: Método, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Simpósio de Pesquisa em Direito
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
O AUTOR cede e transfere gratuitamente, em caráter irrevogável e irretratável ao UniFOA, todos os direitos autorais relativos ao texto (Resumo) acima intitulado, tudo em conformidade com a Lei n. 9610/98.
O AUTOR desde já, declara que o texto cedido é de sua exclusiva autoria, assumindo total responsabilidade civil e penal, quanto aos argumentos, citações e referências que fazem parte de seu conteúdo, bem como, por eventuais questionamentos judiciais ou extrajudiciais em decorrência de sua divulgação, devendo concordar inequivocamente com a exclusão do UniFOA do polo passivo de qualquer demanda.
A organização do evento fica autorizada a utilizar o texto, sob qualquer forma e por quaisquer meios de reprodução, divulgação previstos em Lei, inclusive publicação ou distribuição em meio impresso ou eletrônico, sem caracterizar de forma alguma qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza ao CEDENTE.
O UniFOA fica autorizado a promover a inclusão do texto na plataforma e Anais do evento, na forma prevista no artigo 19 da Lei nº 9.610/1998.