Educação Inclusiva
pessoas com deficiência e acessibilidade no Ensino Superior
DOI:
https://doi.org/10.47385/simpdir.2024.1650Palavras-chave:
Pessoas com Deficiência, Educação inclusiva, Acessibilidade, Ensino SuperiorResumo
A presente pesquisa terá como tema central a educação inclusiva de pessoas com deficiência e as condições de acessibilidade nas universidades brasileiras. O problema observado consiste na indagação quanto à disponibilidade de recursos de adaptação frente às necessidades dos graduandos com deficiência. Assim sendo, o objetivo geral do trabalho será evidenciar os instrumentos de acessibilidade disponíveis nas universidades brasileiras, enquanto os objetivos específicos se resumirão em apresentar a legislação brasileira sobre o tema, a fim de ressaltar a perspectiva inclusiva adotada pelo Estado, e trazer demais dados acerca dos impactos da falta de acessibilidade na educação desse grupo e consequentemente, na sua formação social. Para tal, será utilizado o método dedutivo, visto que a hipótese será trabalhada a partir de pressupostos gerais para utilização no caso em questão; combinado à pesquisa bibliográfica e documental sob uma análise quali-quantitativa, que unirá a amostragem estatística com sua respectiva interpretação.
Referências
Araújo, Josemar Figueiredo. Misturadas: descrições da segregadora inclusão educacional das pessoas com deficiência, 1. ed., Jundiaí [SP]: Paco, 2018.
Araújo, Luana Adriano. Desafios teóricos à efetivação do direito à educação inclusiva, 1. ed., Curitiba [PR]: CRV, 2019.
Branco, Clarice Corbella Castelo et al. A evolução dos direitos da pessoa com deficiência no histórico constitucional brasileiro. Revista da Defensoria Pública da União, v. 20, n. 20, p. 161-186, 2023.
Brasil. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pessoas com Deficiência e as Desigualdades Sociais no Brasil, Estudos e Pesquisas, Informação Demográfica e Socioeconômica, n. 47, 2022.
Brasil. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pessoas com deficiência 2022, Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, 2023.
Brasil. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Resumo técnico do Censo da Educação Superior 2022 [recurso eletrônico]. Brasília, DF: Inep, 2024.
Camargo, Eder Pires de. Inclusão social, educação inclusiva e educação especial: enlaces e desenlaces. Ciência & Educação (Bauru), v. 23, p. 1-6, 2017.
Pacheco, Kátia Monteiro De Benedetto; Alves, Vera Lucia Rodrigues. A história da deficiência, da marginalização à inclusão social: uma mudança de paradigma. Acta fisiátrica, v. 14, n. 4, p. 242-248, 2007.
Regis, Rita De Cássia Leite Azevedo; Kabengele, Daniela Do Carmo. A Pessoa com Deficiência e o Acesso à Educação: uma Política para Equidade. Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade, v. 5, n. 9, p. 3-18, 2018.
Santos, Wederson Rufino dos. Pessoas com deficiência: nossa maior minoria. Physis: revista de saúde coletiva, v. 18, p. 501-519, 2008.
Silva, Saulo César da. A INCLUSÃO DE PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NO ENSINO SUPERIOR: REALIDADE OU UTOPIA? Sumaré revista acadêmica eletrônica, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Simpósio de Pesquisa em Direito
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
O AUTOR cede e transfere gratuitamente, em caráter irrevogável e irretratável ao UniFOA, todos os direitos autorais relativos ao texto (Resumo) acima intitulado, tudo em conformidade com a Lei n. 9610/98.
O AUTOR desde já, declara que o texto cedido é de sua exclusiva autoria, assumindo total responsabilidade civil e penal, quanto aos argumentos, citações e referências que fazem parte de seu conteúdo, bem como, por eventuais questionamentos judiciais ou extrajudiciais em decorrência de sua divulgação, devendo concordar inequivocamente com a exclusão do UniFOA do polo passivo de qualquer demanda.
A organização do evento fica autorizada a utilizar o texto, sob qualquer forma e por quaisquer meios de reprodução, divulgação previstos em Lei, inclusive publicação ou distribuição em meio impresso ou eletrônico, sem caracterizar de forma alguma qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza ao CEDENTE.
O UniFOA fica autorizado a promover a inclusão do texto na plataforma e Anais do evento, na forma prevista no artigo 19 da Lei nº 9.610/1998.