Educação Inclusiva

pessoas com deficiência e acessibilidade no Ensino Superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47385/simpdir.2024.1650

Palavras-chave:

Pessoas com Deficiência, Educação inclusiva, Acessibilidade, Ensino Superior

Resumo

A presente pesquisa terá como tema central a educação inclusiva de pessoas com deficiência e as condições de acessibilidade nas universidades brasileiras. O problema observado consiste na indagação quanto à disponibilidade de recursos de adaptação frente às necessidades dos graduandos com deficiência. Assim sendo, o objetivo geral do trabalho será evidenciar os instrumentos de acessibilidade disponíveis nas universidades brasileiras, enquanto os objetivos específicos se resumirão em apresentar a legislação brasileira sobre o tema, a fim de ressaltar a perspectiva inclusiva adotada pelo Estado, e trazer demais dados acerca dos impactos da falta de acessibilidade na educação desse grupo e consequentemente, na sua formação social. Para tal, será utilizado o método dedutivo, visto que a hipótese será trabalhada a partir de pressupostos gerais para utilização no caso em questão; combinado à pesquisa bibliográfica e documental sob uma análise quali-quantitativa, que unirá a amostragem estatística com sua respectiva interpretação.

Referências

Araújo, Josemar Figueiredo. Misturadas: descrições da segregadora inclusão educacional das pessoas com deficiência, 1. ed., Jundiaí [SP]: Paco, 2018.

Araújo, Luana Adriano. Desafios teóricos à efetivação do direito à educação inclusiva, 1. ed., Curitiba [PR]: CRV, 2019.

Branco, Clarice Corbella Castelo et al. A evolução dos direitos da pessoa com deficiência no histórico constitucional brasileiro. Revista da Defensoria Pública da União, v. 20, n. 20, p. 161-186, 2023.

Brasil. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pessoas com Deficiência e as Desigualdades Sociais no Brasil, Estudos e Pesquisas, Informação Demográfica e Socioeconômica, n. 47, 2022.

Brasil. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pessoas com deficiência 2022, Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, 2023.

Brasil. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Resumo técnico do Censo da Educação Superior 2022 [recurso eletrônico]. Brasília, DF: Inep, 2024.

Camargo, Eder Pires de. Inclusão social, educação inclusiva e educação especial: enlaces e desenlaces. Ciência & Educação (Bauru), v. 23, p. 1-6, 2017.

Pacheco, Kátia Monteiro De Benedetto; Alves, Vera Lucia Rodrigues. A história da deficiência, da marginalização à inclusão social: uma mudança de paradigma. Acta fisiátrica, v. 14, n. 4, p. 242-248, 2007.

Regis, Rita De Cássia Leite Azevedo; Kabengele, Daniela Do Carmo. A Pessoa com Deficiência e o Acesso à Educação: uma Política para Equidade. Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade, v. 5, n. 9, p. 3-18, 2018.

Santos, Wederson Rufino dos. Pessoas com deficiência: nossa maior minoria. Physis: revista de saúde coletiva, v. 18, p. 501-519, 2008.

Silva, Saulo César da. A INCLUSÃO DE PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NO ENSINO SUPERIOR: REALIDADE OU UTOPIA? Sumaré revista acadêmica eletrônica, 2009.

Downloads

Publicado

07-10-2024

Como Citar

Monteiro, R., Sabbad, J., & Pazos, A. L. (2024). Educação Inclusiva: pessoas com deficiência e acessibilidade no Ensino Superior. Simpósio De Pesquisa Em Direito. https://doi.org/10.47385/simpdir.2024.1650