Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)

impactos legais na inclusão escolar e práticas para garantia de direitos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47385/simpdir.2024.1676

Palavras-chave:

Transtornos de aprendizagem., Ensino, Docente, Inclusão Social.

Resumo

Os direitos consagrados pela Constituição Federal de 1988 são fundamentais para a proteção e inclusão dos cidadãos brasileiros em diversos aspectos. Baseados na dignidade humana e na igualdade, garantem acesso à educação inclusiva e de qualidade. A Lei nº 14.254/2021, focada na inclusão de estudantes com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), impacta o funcionamento pessoal e acadêmico desses indivíduos. A legislação brasileira visa garantir acompanhamento integral aos educandos com TDAH, desde o diagnóstico até o suporte educacional e terapêutico. No entanto, a implementação enfrenta desafios como o desconhecimento dos direitos constitucionais e a falta de estrutura nas instituições. Este estudo, quali-quantitativo e de revisão integrativa da literatura, utilizou bases como BVS, Scielo e Google Acadêmico, localizando 58 estudos e selecionando os mais relevantes após critérios de exclusão. Este estudo pretende identificar as lacunas na aplicação da legislação, explorando os desafios enfrentados por gestores, educadores e familiares, resultando em um artigo científico que sintetiza as descobertas sobre a inclusão de estudantes com TDAH.

Referências

BRASIL. Lei 14254 de 30 de novembro de 2021. Diário Oficial da União. Poder Legislativo. Brasília, 01 de dezembro de 2021. Seção 1, p. 05. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2021/Lei/L14254.htm

Downloads

Publicado

07-10-2024

Como Citar

Werneck, L., Pacheco, C. J., & Oliveira, I. da R. S. de. (2024). Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH): impactos legais na inclusão escolar e práticas para garantia de direitos. Simpósio De Pesquisa Em Direito. https://doi.org/10.47385/simpdir.2024.1676

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>