Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)
impactos legais na inclusão escolar e práticas para garantia de direitos
DOI:
https://doi.org/10.47385/simpdir.2024.1676Palavras-chave:
Transtornos de aprendizagem., Ensino, Docente, Inclusão Social.Resumo
Os direitos consagrados pela Constituição Federal de 1988 são fundamentais para a proteção e inclusão dos cidadãos brasileiros em diversos aspectos. Baseados na dignidade humana e na igualdade, garantem acesso à educação inclusiva e de qualidade. A Lei nº 14.254/2021, focada na inclusão de estudantes com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), impacta o funcionamento pessoal e acadêmico desses indivíduos. A legislação brasileira visa garantir acompanhamento integral aos educandos com TDAH, desde o diagnóstico até o suporte educacional e terapêutico. No entanto, a implementação enfrenta desafios como o desconhecimento dos direitos constitucionais e a falta de estrutura nas instituições. Este estudo, quali-quantitativo e de revisão integrativa da literatura, utilizou bases como BVS, Scielo e Google Acadêmico, localizando 58 estudos e selecionando os mais relevantes após critérios de exclusão. Este estudo pretende identificar as lacunas na aplicação da legislação, explorando os desafios enfrentados por gestores, educadores e familiares, resultando em um artigo científico que sintetiza as descobertas sobre a inclusão de estudantes com TDAH.
Referências
BRASIL. Lei 14254 de 30 de novembro de 2021. Diário Oficial da União. Poder Legislativo. Brasília, 01 de dezembro de 2021. Seção 1, p. 05. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2021/Lei/L14254.htm
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Simpósio de Pesquisa em Direito
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
O AUTOR cede e transfere gratuitamente, em caráter irrevogável e irretratável ao UniFOA, todos os direitos autorais relativos ao texto (Resumo) acima intitulado, tudo em conformidade com a Lei n. 9610/98.
O AUTOR desde já, declara que o texto cedido é de sua exclusiva autoria, assumindo total responsabilidade civil e penal, quanto aos argumentos, citações e referências que fazem parte de seu conteúdo, bem como, por eventuais questionamentos judiciais ou extrajudiciais em decorrência de sua divulgação, devendo concordar inequivocamente com a exclusão do UniFOA do polo passivo de qualquer demanda.
A organização do evento fica autorizada a utilizar o texto, sob qualquer forma e por quaisquer meios de reprodução, divulgação previstos em Lei, inclusive publicação ou distribuição em meio impresso ou eletrônico, sem caracterizar de forma alguma qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza ao CEDENTE.
O UniFOA fica autorizado a promover a inclusão do texto na plataforma e Anais do evento, na forma prevista no artigo 19 da Lei nº 9.610/1998.