Fake News e a importância do jornalismo no processo eleitoral brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.47385/simpdir.2024.1682Palavras-chave:
Impacto, desonestidade jornalística, Justiça eleitoral.Resumo
Desde o seu surgimento, as mídias sociais e a imprensa sempre exerceram um importante papel no que tange a influenciar na tomada de decisões do povo. Dessa maneira, inevitavelmente parte desse papel refletiu na esfera político eleitoral. Assim, considera-se como o objetivo geral desta pesquisa, analisar os impactos que essa influência exerce nas eleições e na esfera jurídico eleitoral. Já o objetivo específico é pontuar a necessidade de interferência por parte dos braços do TSE em consonância com o Ministério Público visando reduzir a propagação de notícias falsas. Este resumo se justifica uma vez que principalmente a partir de 2018, as redes sociais começaram a ser utilizadas como um meio para divulgação de notícias intencionalmente falsas, com o intuito de prejudicar outros candidatos ou partidos políticos. Ademais, o ambiente de polarização que se moldou nas últimas eleições abre margem para um debate acerca das práticas em vigor atualmente, e como elas devem ser repensadas para o prevalecimento da democracia. Portanto, trata-se de uma pesquisa de caráter exploratório qualitativo, com o intuito de expor e solucionar essa problemática brasileira. A base utilizada para pesquisa envolve o próprio site do TSE e a obra mencionada abaixo.
Referências
EMPOLI, Giuliano da. Os Engenheiros do caos. 1. Ed. São Paulo: Vestígio, 2019. 190 páginas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Simpósio de Pesquisa em Direito
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
O AUTOR cede e transfere gratuitamente, em caráter irrevogável e irretratável ao UniFOA, todos os direitos autorais relativos ao texto (Resumo) acima intitulado, tudo em conformidade com a Lei n. 9610/98.
O AUTOR desde já, declara que o texto cedido é de sua exclusiva autoria, assumindo total responsabilidade civil e penal, quanto aos argumentos, citações e referências que fazem parte de seu conteúdo, bem como, por eventuais questionamentos judiciais ou extrajudiciais em decorrência de sua divulgação, devendo concordar inequivocamente com a exclusão do UniFOA do polo passivo de qualquer demanda.
A organização do evento fica autorizada a utilizar o texto, sob qualquer forma e por quaisquer meios de reprodução, divulgação previstos em Lei, inclusive publicação ou distribuição em meio impresso ou eletrônico, sem caracterizar de forma alguma qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza ao CEDENTE.
O UniFOA fica autorizado a promover a inclusão do texto na plataforma e Anais do evento, na forma prevista no artigo 19 da Lei nº 9.610/1998.