Os povos tradicionais e as Unidades de Conservação de Proteção Integral

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47385/simpdir.2024.1699

Palavras-chave:

Unidades de Conservação, Conflitos Socioambientais, Povos Tradicionais

Resumo

Essa pesquisa estuda as Unidades de Conservação no Brasil, que foram instituídas pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza. As Unidades de Conservação (UCs) são subdivididas em Unidades de Proteção Integral, objeto desse estudo e Unidades de Uso Sustentável. Esta pesquisa irá analisar o conflito socioambiental criado a partir da implementação das unidades de conservação de proteção integral, onde não é permitido residir. Com isso, pretende-se abordar um direito de permanecer de povos e comunidades tradicionais. Sob os objetivos de delimitar os conflitos socioambientais oriundos da implementação e expansão das unidades de conservação restritivas, analisar o histórico das mudanças legislativas e demonstrar a alteração deste paradigma. Este estudo encontra-se em andamento e metodologicamente será utilizada a pesquisa qualitativa, através da análise documental de legislações ambientais, suas mudanças no decorrer das últimas três décadas e revisão bibliográfica.  Por fim, espera-se concluir que, nas áreas de Unidades de Conservação, a presença dos povos tradicionais é possível e contribui para a conservação da natureza.

Referências

ACSELRAD, Henri. Conflitos Ambientais no Brasil. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2004.

BRASIL – SNUC. Lei nº 9.985 de 18 de julho de 2000. Sistema Nacional de Unidades de Conservação. Brasília, DF, 2000.

_______ Constituição Federal de 1988. Brasília, DF, 1988.

DIEGUES, Antônio Carlos Sant'Ana. O mito moderno da natureza intocada. 6. ed. São Paulo: Ed. Hucitec. Nupaub/USP, 2008.

DIEGUES, Antônio Carlos Sant'Ana; NOGARA, Paulo José Navajas. O nosso lugar virou parque: estudo socioambiental do Saco de Mamanguá, Parati – Rio de Janeiro. 3. Ed. São Paulo: Nupaub/USP, 2005.

FERREIRA, Lúcia da Costa. Dimensões Humanas da Biodiversidade: Mudanças sociais e conflitos em torno de áreas protegidas no Vale da Ribeira, SP, Brasil. Revista Ambiente & Sociedade – Vol. VII no. 1 jan./jun. 2004.

LEFF, Enrique. Ecologia política: da desconstrução do capital à territorialização da vida. 1. ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2021.

LOPES, José Sérgio Leite. Sobre processos de “ambientalização” dos conflitos e sobre dilemas da participação. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 12, n. 25, p. 31-64, jan./jun. 2006.

Downloads

Publicado

07-10-2024

Como Citar

de Castro dos Santos, J., Hisae Monteiro da Silva Hagino, C., Fernandes Melo, L., & Leonardo Paiva Pereira, G. (2024). Os povos tradicionais e as Unidades de Conservação de Proteção Integral . Simpósio De Pesquisa Em Direito. https://doi.org/10.47385/simpdir.2024.1699

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)