Estado, direitos sociais e políticas públicas
um paralelo entre direitos dos presos e dos cidadãos
DOI:
https://doi.org/10.47385/simpdir.2024.1710Palavras-chave:
Cidadania, direito penal, Direitos Fundamentais, Dignidade da Pessoa HumanaResumo
O artigo explora as consequências e os efeitos das políticas públicas aplicadas aos presos e aos cidadãos brasileiros. A humanidade vem passando por transformações sociais que por vezes parecem ser mínimas, porém, pequenas mudanças hoje, podem alcançar proporções surpreendentes no futuro e inúmeros são os exemplos. Dentro deste contexto, inicia traçando o conceito de cidadão, fazendo análises de seus direitos, bem como dos direitos dos presos, além de também traçar análise dos deveres de todos. Destaca parte dos efeitos da crescente da violência que atinge não só o Brasil, mas também o mundo, trazendo dados realizados por autores e pesquisadores. Dentro deste contexto, apresenta as dificuldades vividas atualmente por aqueles que estão inseridos no sistema penitenciário, bem como, por aqueles que se encontram no convívio social. Não obstante, ressalta-se a necessidade de desenvolver soluções eficazes que garantam a existência de um Estado que proporcione segurança e garanta os direitos garantidos constitucionalmente, além de promover e permitir, que tais direitos, sejam efetivamente postos em prática. Também é importante promover o diálogo entre variados setores da sociedade, somando forças para garantir a dignidade da pessoa humana, a saúde, a paz e a educação de todos aqueles inseridos no Estado brasileiro.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Simpósio de Pesquisa em Direito
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
O AUTOR cede e transfere gratuitamente, em caráter irrevogável e irretratável ao UniFOA, todos os direitos autorais relativos ao texto (Resumo) acima intitulado, tudo em conformidade com a Lei n. 9610/98.
O AUTOR desde já, declara que o texto cedido é de sua exclusiva autoria, assumindo total responsabilidade civil e penal, quanto aos argumentos, citações e referências que fazem parte de seu conteúdo, bem como, por eventuais questionamentos judiciais ou extrajudiciais em decorrência de sua divulgação, devendo concordar inequivocamente com a exclusão do UniFOA do polo passivo de qualquer demanda.
A organização do evento fica autorizada a utilizar o texto, sob qualquer forma e por quaisquer meios de reprodução, divulgação previstos em Lei, inclusive publicação ou distribuição em meio impresso ou eletrônico, sem caracterizar de forma alguma qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza ao CEDENTE.
O UniFOA fica autorizado a promover a inclusão do texto na plataforma e Anais do evento, na forma prevista no artigo 19 da Lei nº 9.610/1998.