Distorção idade/série

um estudo de caso

Autores

  • Caroline Gomes Barbosa
  • Silvio Henrique Vilela

Resumo

Através da minha experiência no estágio curricular do curso de licenciatura em Educação Física e, também, como bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), em uma escola pública da periferia do município de Barra do Piraí, percebi uma situação de distorção idade/série, na qual se encontra uma quantidade preocupante de alunos. O incômodo que me causou me moveu a construir uma pesquisa sobre o assunto na intenção de contribuir para um avanço da educação em minha região.
O lócus desta pesquisa é o CIEP Brizolão Municipalizado 284 Nelly de Toledo Rocha, escola pertencente à Prefeitura Municipal de Barra do Piraí. A desmotivação dos alunos que passam por repetidas reprovações, o que os coloca na mesma turma de outros alunos com idades inferiores, tornou-se gritantemente perceptível, durante as aulas de Educação Física, levando ao absenteísmo das atividades propostas. Surgiu, então, a pergunta: em que grau essa desmotivação aparece e influencia também no trabalho de outras disciplinas?

Referências

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RIBEIRO, Sérgio Costa. A pedagogia da repetência. (USP), São Paulo, 1991.

VENTURA, Magda Maria. O Estudo de Caso como Modalidade de Pesquisa. (UERJ), Rio de Janeiro: 2007.

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Publicado

21.12.2023

Edição

Seção

Corpo, História e Educação Física Escolar