Distorção idade/série
um estudo de caso
Resumo
Através da minha experiência no estágio curricular do curso de licenciatura em Educação Física e, também, como bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), em uma escola pública da periferia do município de Barra do Piraí, percebi uma situação de distorção idade/série, na qual se encontra uma quantidade preocupante de alunos. O incômodo que me causou me moveu a construir uma pesquisa sobre o assunto na intenção de contribuir para um avanço da educação em minha região.
O lócus desta pesquisa é o CIEP Brizolão Municipalizado 284 Nelly de Toledo Rocha, escola pertencente à Prefeitura Municipal de Barra do Piraí. A desmotivação dos alunos que passam por repetidas reprovações, o que os coloca na mesma turma de outros alunos com idades inferiores, tornou-se gritantemente perceptível, durante as aulas de Educação Física, levando ao absenteísmo das atividades propostas. Surgiu, então, a pergunta: em que grau essa desmotivação aparece e influencia também no trabalho de outras disciplinas?
Referências
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RIBEIRO, Sérgio Costa. A pedagogia da repetência. (USP), São Paulo, 1991.
VENTURA, Magda Maria. O Estudo de Caso como Modalidade de Pesquisa. (UERJ), Rio de Janeiro: 2007.
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