Uma cartografia dos recursos didáticos
a educação física em Volta Redonda
Resumo
Entre vários problemas que assolam a Educação Física escolar, podemos destacar: pouca importância dada ao componente curricular, deficiência na infraestrutura para a realização das aulas práticas e pouco material didático. No entanto, na contramão de todas essas intempéries, pude perceber também que, com desprendimento e criatividade, alguns professores conseguem reverter várias dessas situações de dificuldade. Porém, não existe uma delimitação específica que represente até que ponto o professor de Educação Física pode, e deve, usar de desprendimento e criatividade para ultrapassar obstáculos colocados em seu caminho, por falta interesse e competência dos gestores da educação, seja da escola ou do sistema. Isto posto, a pesquisa em foco olha, com maior acuidade, para o panorama encontrado pelo professor de Educação Física nas escolas públicas municipais do 2º segmento do ensino fundamental, mais especificamente no interior do estado do Rio de Janeiro, na cidade de Volta Redonda, priorizando o que diz respeito à estrutura física e ao material didático a ele disponibilizado para suas aulas. Ser um (a) bom (a) profissional é o que a maioria das pessoas que se dedica à formação superior gostaria de conseguir, mas nem todos sabem a realidade que encontrarão e como isso afetará o exercício de sua profissão. Com este trabalho, construímos uma troca de experiências entre e a academia e a prática profissional. Através dele, estamos buscando, tanto o conhecimento bibliográfico, como o conhecimento empírico da área, para compartilhar com os futuros colegas as possíveis soluções para que a Educação Física melhore cada vez mais.
Referências
BRASIL. SF. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: nº 9394/96. Brasília: 1996.
BRASIL. MEC. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997.
BRASIL. Resolução CNE/CP nº 1, 2002. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica em Nível Superior, Curso de Licenciatura de Graduação Plena, Diário Oficial da União, Brasília, DF 18 de fevereiro de 2002.
COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino da educação física. São Paulo: Cortez, 1992.
DARIDO, Suraya Cristina. Educação física na escola: questões e reflexões. Araras – SP: Topázio, 1999.
DARIDO, S. C.; & Souza Junior, O. M. Para ensinar educação física: possibilidades de intervenção na escola. Campinas-SP: Papirus, 2007.
MARCONI, M. A. & LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. 4 ed. São Paulo: Atlas, 1999.
VARGAS, Claudio Pellini; MOREIRA, Antônio Flavio Barbosa, A crise epistemológica na Educação Física: Implicações no trabalho Docente. Cadernos de Pesquisa, v. 42, n. 146, p.408-427, maio/ago, 2012.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Congresso de Educação Física de Volta Redonda

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.