Imagem corporal e estigmatização
a credibilidade da atuação do profissional de educação física em questão
Resumo
A formação do profissional de Educação Física possibilita ao egresso desse curso intervir no trato de problemas relativos à saúde, sobretudo aqueles advindos da carência da prática de atividade física. Um dos principais problemas é a obesidade, classificada atualmente como pandemia. Segundo o Ministério da Saúde, em pesquisa ocorrida em 2013, 50,8% dos brasileiros estão acima do peso ideal. Destes, 17,5% são obesos. Os homens (54,7%) têm mais excesso de peso do que as mulheres (47,4%). A pesquisa revelou que, em mulheres com escolaridade de, no mínimo 12 anos, a taxa de obesidade cai para 36,6%. Esse indicador revela uma relação entre escolaridade e saúde. A obesidade seria então considerada como doença contemporânea e sua cura dependeria, sobretudo, da vontade do sujeito que adere ao tratamento em que a atividade física lhe serve como terapêutica. Dentre os profissionais que lidam com esse segmento da população, haveria, para o profissional de Educação Física, a tendência de ser estigmatizado, face ao modelo imagético que seu corpo revelaria, quando não adequado à imagem corporal tida como referência de modelo ideal estético de corpo. Haveria, pois, nessa imagem estigmatizada ideologicamente pela consciência de senso comum, o reflexo de um corpo doente, o que contraria a imagem de saúde que os segmentos sociais esperam ver nesse sujeito tido como exemplar.
Referências
ASSIS, Monique Ribeiro e ROSA, Jonatas Thiago Vale. A expectativa dos frequentadores de academia em relação ao corpo do professor de educação física. Corpus etScientia, Rio de Janeiro v. 9, n. 1, p. 79-88, jan. 2013
ALVARENGA, Marle Santoset al. Insatisfação com a imagem corporal em universitárias brasileiras. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, Rio de Janeiro, v. 59, n. 1, p. 44-51, jan. 2010.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Congresso de Educação Física de Volta Redonda

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.