Educação Psicomotora e Educação Infantil
contribuições da Ginástica Artística na escola
Resumo
O presente artigo tem como objetivo geral discutir outras possibilidades de intervenção para a Ginástica Artística (GA). Como ações específicas, na intenção de atingir o objetivo proposto, realizaram-se os seguintes movimentos: Discutir a relação entre a GA e a escola; Identificar as características e necessidades das crianças da Educação Infantil; Relacionar a GA e o Desenvolvimento Motor; E, por fim, a articulação entre GA e os aspectos pscicomotores. A intenção é perspectivar a Ginástica Artística como colaboradora do processo de desenvolvimento motor e psicomotor na Educação Infantil. A relevância deste estudo é fundada em duas vertentes: A primeira, apresentar outras possibilidades de intervenção educacional para além do treinamento de alto nível, ampliando o potencial de aplicação da GA para o desenvolvimento da criança no cotidiano escolar. A segunda verte a ser ressaltada é a falta de estudos e publicações sobre a GA, o que dificulta o aprimoramento de profissionais interessados em utilizá-la nas aulas de Educação Física Escolar. A Ginástica Artística é conhecida como um esporte de alto nível de rendimento de difícil acesso (NISTA-PICCOLO, 2005), vista como um esporte olímpico, de enorme complexidade de execução e pouco acesso. Porém é um dos esportes com maior diversidade de experiências motoras, o que possibilita um trabalho de corpo de forma global (SAWASATO; CASTRO, 2006). A metodologia utilizada foi desenvolvida a partir de uma revisão bibliográfica descritiva (GONÇALVES, 2005), pois tem como objetivo descrever as características de determinado fenômeno, ou o estabelecimento de relações entre variáveis conforme proposto: Desenvolvimento Motor e GA. Procuramos fazer um paralelo entre os autores que discutem o desenvolvimento motor e psicomotor e os que abordam a Ginástica Artística, buscando uma correlação entre os temas. Enfatizando também as características da criança nesta etapa e os objetivos propostos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN`s) para a Educação Infantil.
Referências
AYOUB, E. A Ginástica Geral e Educação Física escolar. Campinas, SP: UNICAMP, 2003.
______. A ginástica geral na sociedade contemporânea: perspectivas para a Educação Física Escolar. Tese (Doutorado em Educação Física) Campinas, SP: [s.n.] UNICAMP, 1998.
BORGES, C.J. Educação Física para o Pré- Escolar. Rio de Janeiro: 5. Ed. Sprint, 2002.
CONNOLY, K. Desenvolvimento motor: passado, presente e futuro. Revista Paulista de Educação Física. supl.3,p.6-15, 2000.
FONSECA, V.; MENDES, N. Escola, escola, quem és tu? Perspectivas psicomotoras do desenvolvimento humano. Porto Alegre: Artes Médicas, 1987.
______. Manual de observação psicomotora: significação psiconeurológica dos fatores psicomotores. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
______. Psicomotricidade: Perspectivas Multidisciplinares. Porto Alegre: Artmed, 2004.
GAIO, R.; BATISTA, J.C.A. (Org.). [organização decaçducaçe o meuor, psicomotorntes autores.to motor, psicomotor a GA e a Educaçnto motor e psicomotor e os que a A ginástica em questão. Ribeirão Preto, SP: Tecmedd, 2006.
GALLAHUE, D.L.; OZMUN, J.C. Compreendendo o Desenvolvimento Motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. 3.ed. São Paulo: Phorte Editora, 2005.
GONÇALVES, H.A. Manual de metodologia da pesquisa científica. São Paulo: Avercamp, 2005. GO TANI ... [et al.]. Educação física escolar: fundamentos de uma abordagem desenvolvimentista. São Paulo: EPU : Editora da Universidade de São Paulo, 2005.
LEGUET, J. As ações motoras em Ginástica Desportiva. São Paulo: Ed. Manole, 1987.
MANOEL, E. Desenvolvimento motor: Padrões em mudança, complexidade crescente. Revista Paulista de Educação Física. supl.3, p.35-54, 2000.
MATTOS, V.; KABARITE, A. A construção do perfil psicomotor: um olhar além do desempenho. Rio de Janeiro: ed. Rio, 2005.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Parâmetros curriculares nacionais. Educação Infantil – Referencial Final. Brasília, 1998.
NETO, F. R. Manual de avaliação motora. Porto Alegre: Artmed Editora, 2002.
NISTA-PICCOLO, V. L. Atividades Físicas como proposta educacional para a 1ª fase do 1º grau. Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade de Educação, UNICAMP, Campinas, SP, 1988.
NISTA- PICCOLO, V. L. Pedagogia da Ginástica Artística. In: NUNOMURA, M.; ______. (Org.). Compreendendo a ginástica artística. São Paulo: Phorte, 2005. Cap. 2, p.27-35.
NUNOMURA, M.; NISTA-PICCOLO, V.L. (Org.). Compreendendo a ginástica artística. São Paulo: Phorte, 2005. PAIM, M.C. Desenvolvimento motor de crianças pré-escolares entre 5 e 6 anos. Revista Digital- Buenos Aires. Ano 8, nº 58, 2003.
POLITTO, B.S. A Ginástica Artística na escola: realidade ou possibilidade? Monografia de Graduação. Faculdade de Educação Física, UNICAMP, Campinas, SP, 1998.
SAWASATO, Y.Y.; CASTRO, M.F.C. A dinâmica da Ginástica Olímpica. In: GAIO, R.; BATISTA, J.C.A. (Org. A ginástica em questão. Ribeirão Preto, SP: Tecmedd, 2006. Cap. 8, p. 107-123.
SCHIAVON, L.M, NISTA-PICCOLO, V.L. Desafios da ginástica na escola. In: Educação Física Escolar: prospotas e desafios II / (Org.) EVANDO CARLOS MOREIRA. – Jundiaí, SP: Fontoura Editora, 2006.
______. O projeto Crescendo com a Ginástica: uma possibilidade na Escola. Campinas, 2003. Dissertação (Mestrado em Educação Física). Faculdade de Educação Física, UNICAMP, Campinas, SP, 2003.
SILVEIRA, C. [et al]. Avaliação motora de pré-escolares: relações entre idade motora e idade cronológica. Revista Digital- Buenos Aires. Ano 10, nº 83, 2005.
TOLEDO, E. Propostas de conteúdo para a ginástica escolar: um paralelo com a teoria de Coll. Dissertação (Mestrado em Educação Física) Faculdade de Educação Física, UNICAMP, Campinas, SP, 1999.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Congresso de Educação Física de Volta Redonda

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.