Educação Psicomotora e Educação Infantil

contribuições da Ginástica Artística na escola

Autores

  • Cássio Martins
  • Marcelo Paraíso Alves
  • Tatiana Prieto D’ajuz
  • Thaís Vinciprova Chiesse de Andrade

Resumo

O presente artigo tem como objetivo geral discutir outras possibilidades de intervenção para a Ginástica Artística (GA). Como ações específicas, na intenção de atingir o objetivo proposto, realizaram-se os seguintes movimentos: Discutir a relação entre a GA e a escola; Identificar as características e necessidades das crianças da Educação Infantil; Relacionar a GA e o Desenvolvimento Motor; E, por fim, a articulação entre GA e os aspectos pscicomotores. A intenção é perspectivar a Ginástica Artística como colaboradora do processo de desenvolvimento motor e psicomotor na Educação Infantil. A relevância deste estudo é fundada em duas vertentes: A primeira, apresentar outras possibilidades de intervenção educacional para além do treinamento de alto nível, ampliando o potencial de aplicação da GA para o desenvolvimento da criança no cotidiano escolar. A segunda verte a ser ressaltada é a falta de estudos e publicações sobre a GA, o que dificulta o aprimoramento de profissionais interessados em utilizá-la nas aulas de Educação Física Escolar. A Ginástica Artística é conhecida como um esporte de alto nível de rendimento de difícil acesso (NISTA-PICCOLO, 2005), vista como um esporte olímpico, de enorme complexidade de execução e pouco acesso. Porém é um dos esportes com maior diversidade de experiências motoras, o que possibilita um trabalho de corpo de forma global (SAWASATO; CASTRO, 2006). A metodologia utilizada foi desenvolvida a partir de uma revisão bibliográfica descritiva (GONÇALVES, 2005), pois tem como objetivo descrever as características de determinado fenômeno, ou o estabelecimento de  relações entre variáveis conforme proposto: Desenvolvimento Motor e GA. Procuramos fazer um paralelo entre os autores que discutem o desenvolvimento motor e psicomotor e os que abordam a Ginástica Artística, buscando uma correlação entre os temas. Enfatizando também as características da criança nesta etapa e os objetivos propostos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN`s) para a Educação Infantil.

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Publicado

22.12.2023

Edição

Seção

Educação Física e Políticas Públicas