O modelo Sesc/RJ de iniciação esportiva geral
utopia ou realidade?
Resumo
A prática de esportes é considerada peça chave no que diz respeito ao bem estar humano. O esporte ensina valores fundamentais, como a autoconfiança, a inclusão social, o trabalho em equipe, o respeito pelas outras pessoas, entre outros. Tais fatores são imprescindíveis no que tange ao desenvolvimento de crianças e adolescentes. No momento em que uma criança inicia uma prática esportiva, ela obtém benefícios sociais e psicológicos, visto que por meio do esporte, aprendem a reagir em situações diferentes e desenvolvem-se de forma mais harmoniosa. A Iniciação Esportiva baseia-se em um aprendizado inicial geral, para posteriormente direcionar o indivíduo, geralmente crianças, para o aperfeiçoamento de diferentes aspectos, sejam eles orgânicos, funcionais, técnicos e/ou táticos para posteriormente visar um rendimento ou uma especificidade em uma modalidade escolhida. Porém, tal iniciação deve ser realizada de forma adequada para atender as necessidades das crianças, sob a ótica das mesmas estarem em constante processo de formação. A chamada Iniciação Esportiva Precoce visa a utilização do esporte sob a forma de especialização esportiva, tanto de gestos técnicos, como do desenvolvimento de capacidades relacionadas a um determinado desporto, sempre voltado para o rendimento, fazendo com que as crianças sejam levadas aos mesmos métodos que deveriam ser destinados exclusivamente para adultos. Quando essa iniciação não é feita de forma adequada, as crianças estão sujeitas à diversos problemas, sejam ósseos, articulares, musculares, cardíacos e até psicológicos. Ao utilizar o esporte voltado somente para fins competitivos, perdemos as características descritas acima e levamos às crianças à um ambiente pouco propício para seu desenvolvimento. Amparados nas inúmeras pesquisas que apontam a forma correta de executar tal atividade, o SESC/RJ lançou um programa de Iniciação Esportiva Geral, visando o desenvolvimento de forma harmoniosa dos participantes. Tal Projeto pauta-se no pressuposto do desenvolvimento de forma global, fazendo com que os alunos vivenciem diversas atividades, ganhando uma vasta bagagem esportiva, para posteriormente escolherem uma modalidade específica, ou até mesmo, continuarem participando de várias atividades.
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