O Impacto (Significado) de programas esportivos

um estudo de revisão

Autores

Palavras-chave:

Impacto, Significado, Programas esportivos, Iniciação esportiva

Resumo

O modelo atual de organização do esporte brasileiro necessita de constante atenção da comunidade científica. O objetivo desse estudo de caráter exploratório e descritivo é revisar a literatura especializada para analisar os relatos publicados sobre o impacto (significado) de programas esportivos em crianças e adolescentes sob a ótica dos adultos (Professores e dirigentes) e ainda sob autopercepção dos praticantes. Como principais resultados, destacamos que do ponto de vista dos Professores de Educação Física e dos Gestores, a preocupação maior está no preenchimento do tempo livre, na geração de valores e comportamentos positivos e na inclusão. Revelando assim, uma faceta utilitarista para a prática esportiva. Ao analisarmos o impacto sob a ótica dos praticantes, percebemos que para as crianças e adolescentes que participam dos programas de esporte, importa aprender melhor as técnicas da modalidade, além de reconhecerem que a prática esportiva pode promover aspectos relacionados com a saúde e o desenvolvimento pessoal além da formação de valores positivos para a vida. Aproximando-se mais do que consideramos a essência do fenômeno esportivo.

Referências

BENTO, J. O., MOREIRA, W. W., BOTELHO, R. G., & SARANGA, S. P. J. Desporto e Educação Física: Identidade e missão, 2018.

BRACHT, V. Educação Física/Ciências do Esporte: que ciência é essa? Revista Brasileira de Ciências do Esporte. Maringá, v. 14, n. 3, p. 111-118, maio 1993.

CAVASINI, R. (2008). Projetos esportivos sociais voltados para jovens: um estudo das contribuições do Projeto Navegar de Porto Alegre.

CORTÊS NETO, E. D. C., DANTAS, M. M. C., & MAIA, E. M. C. (2015). Benefícios dos projetos sociais esportivos em crianças e adolescentes. Saúde & Transformação Social/Health & Social Change, 6(3), 109-117.

CÔTÉ, J. & FRASER-THOMAS, J. (2007). Youth involvement in sport. In PETER R.E. CROCKER (Ed.), Sport psychology: A Canadian perspective (pp. 270-298). Pearson Prentice Hall.

DA SILVA MELLO, A., SCHNEIDER, O., DOS SANTOS, W., VOTRE, S. J., & NETO, A. F. (2011). Educação física e esporte: reflexões e ações contemporâneas. Movimento (Porto Alegre), 17(2), 175-193.

DOS SANTOS, R. R.; PETROLINI, A. L. O impacto social causado pelos programas esportivos no município de Paulo Afonso-BA. Revista Ouricuri, v. 11, n. 1, p. 001-009, 2021.

GRUBERTT, G. A., CAVAZOTTO, T., JUNIOR, A. V., MOUAD, M., & JUNIOR, H. S. (2019). “Quero ser um atleta rico e famoso”: motivos para a prática esportiva de jovens atletas escolares. Motrivivência, 31(60), 01-14.

HIRAMA L. K, MONTAGNER P. C. Algo para além de tirar da rua: o ensino do esporte em projeto socioeducativo. Revista Brasileira Ciências do Esporte 2012; 34(1): 149-64.

PENA, B. G., MULLER, T., Parente, L., & RIBEIRO, C. H. V. (2012). Atividade física com crianças e adolescentes: percepção de professores de educação física em projetos esportivos sociais. Salusvita, Bauru, 30(3), 133-148.

ROTTMANN, H. G. (2019). O imaginário do futebol no Brasil: interferências nos modos de viver, projetos de vida e futuro de jovens adolescentes vinculados a programas sociais esportivos.

RIGONI, P. A. G. (2014). A contribuição da experiência esportiva positiva, mediada pela motivação, no propósito de vida de jovens atletas brasileiros.

SANTOS, A. M, NETO, F. R, & PIMENTA, R. D. A. (2013). Avaliação das habilidades motoras das crianças participantes de projetos sociais/esportivos. Motricidade , 9 (2), 51-61.

SCAGLIA, A. J. (1999) O futebol que se aprende e o futebol que se ensina. Dissertação de mestrado, Campinas-SP, 1999.

VIANA-MEIRELES, L. G, SALDANHA, D. M. D. F, MENESCAL, D. M. P., OLIVEIRA, R. K. A. D, & GONZALEZ, R. H (2020). Projetos esportivos sociais para adolescentes no Brasil: impactos, implicações e barreiras.

VIANNA, J. A, LOVISOLO, H. R. A inclusão social através do esporte: a percepção dos educadores. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte 2011; 25(2): 285-96.

Downloads

Publicado

19.10.2023

Edição

Seção

Educação Física e Políticas Públicas