Efeitos do Treinamento Funcional sobre a coordençao motora de criança e adolescente com Transtornos do Espectro Autista

Autores

Palavras-chave:

Treinamento Funcional, Transtorno Espectro Autista, Coordenação Motora

Resumo

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento que acomente crianças e adolescentes, comprometendo o processo de comunicação, interação social e desenvolvimento motor, além da qualidade da participação nas atividades diárias desta população. O diagnóstico deve ser precoce para que as intervenções promovam resultados mais exitosos, dentre as quais destacamos a importância do exercício físico para o desenvovimento motor, a comunicação e a interação social dessa população. Assim, o objetivo desta pesquisa foi analisar os efeitos do treinamento funcional (TF) sobre a coordenação motora de crianças e adolescentes com TEA. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica, de caráter explicativo e metodologia qualitativa. Enquanto critérios de inclusão, foram utilizados estudos aplicados, publicados em âmbito nacional e internacional, obtendo-se uma amostra de 5 estudos originais para análise. Em todos os estudos revisados notou-se melhoria e desenvolvimento das habilidades motoras, o que leva à compreensão de que são positivos os efeitos do TF sobre a coordenação motora de crianças e adolescentes com TEA. O equilíbrio e a força foram também melhorados, além da interação social e da comunicação, considerando o desenvolvimento dos protocolos em grupo. Todo este conjunto de melhorias estabeleceu uma relação direta com a qualidade da rotina desta população, possibilitando independência, confiança e autonomia nas atividades funcionais da vida diária.

Referências

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION et al. DSM 5 diagnostic and statistical manual of mental disorders. In: DSM 5 Diagnostic and Statistical Manual Of Mental Disorders. 2013. p. 947.

BATAGLION, G. A.; ZUCHETTO, A. T.; NASSER, J. P. Possibilidades e necessidades de crinaças com deficiência na prática de atividades motoras. Revista Portuguesa de Ciência do Desporto, v.12, n. 4, p. 434-445, 2014.

BHAT, A. N. Is Motor Impairment in Autism Spectrum Disorder Distinct From Developmental Coordination Disorder? A Report From the SPARK Study. Phys Ther., v.100, n.4, p.633-644, 2020.

BIAZUSSI, R. Os benefícios da atividade física aos adolescentes. Artigo de Iniciação Cientifica. Instituto de Biociências, UNESP. Rio Claro, SP, 2008.

FERREIRA, X.; OLIVEIRA, G. Autismo e marcadores precoces do neurodesenvolvimento. Acta Médica Portuguesa, v. 29, n. 3, 2016.

GENOVESE, A.; BUTLER, M. G. Clinical Assessment, Genetics, and Treatment Approaches in Autism Spectrum Disorder (ASD). Int J Mol Sci., v.21, n.13, p.24-36, 2020.

HASSANI, F.; SHAHRBANIAN, S.; SHAHIDI, S.; SHEIKH, M. Playing games can improve physical performance in children with autism. Int J Dev Disabil, v.68, n.2, p. 219-226, 2022.

JORDAN, R. Educação de crianças e jovens com autismo. Lisboa: Instituto de inovação educacional, 2000.

MAC DONALD, M.; ESPOSITO, P.; ULRICH, D. The physical activity patterns of children with autism. BMC Research Notes, v.4, n.1, p.1-5, 2011.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos da metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2017.

MILAJERDI, H.; SHEIKH, M.; NAJAFABADI, M.; SAGHAEI, B.; NAGHDI, N.; DEWEY, D. The Effects of Physical Activity and Exergaming on Motor Skills and Executive Functions in Children with Autism Spectrum Disorder. Games Health J., v.10, n.1, p.33-42, 2021.

NAJAFABADI, M.; SHEIKH, M.; HEMAYATTALAB, R,; MEMARI, A.; ADERYANI, M.; HAFIZI, A. The effect of SPARK on social and motor skills of children with autism. Pediatrics & Neonatology, v. 59, n. 5, p. 481-487, 2018.

SOARES, A. M.; CAVALCANTE NETO, J. L. Avaliação do Comportamento Motor em Crianças com Transtorno do Espectro do Autismo: uma Revisão Sistemática. Rev. Bras. Ed. Esp., Marília, v. 21, n. 3, p. 445-458, Jul./Set., 2015.

TOSCANO, C. V.; CARVALHO, H. M; FERREIRA, J. P. Exercise Effects for Children With Autism Spectrum Disorder: Metabolic Health, Autistic Traits, and Quality of Life. Percept Mot Skills, v.125, n.1, p. 126-146, 2018.

RAFIE, F.; GHASEMI, A.; ZAMANI, J. A.; JALALI, S. Effect of exercise intervention on the perceptual-motor skills in adolescents with autism. J Sports Med Phys Fitness, v. 57, n.2, p. 53-59, 2017.

Downloads

Publicado

17.10.2023

Edição

Seção

Atividade Física e Desempenho Humano