Educação física, Janusz Korczak e os direitos da criança
Palavras-chave:
Janusz Korczak, Educação Física, Educação, Comunidade escolarResumo
O presente artigo remete à reflexão sobre o legado da vida e a obra de Janusz Korczak e sua contribuição para educação das crianças e o quanto isso pode contribuir para a transformação da realidade social. Korczak considerou a criança como merecedora de direitos e, além disso, por sua significativa atividade pedagógica e pelas suas obras literárias, conseguiu associar a prática educativa a um sólido conceito no que tange à apreensão da identidade da criança, construindo, assim, uma educação baseada no respeito, na confiança e nos seus direitos. O direito de ser, de pensar, de sentir, de querer, de viver e de sonhar. O objetivo do presente estudo é apresentar a Educação Física (EF) e as práticas corporais como direitos da criança, a partir do entendimento das ideias de Janusz Korczak. Como caminho metodológico, utilizou-se uma revisão bibliográfica por intermédio da pesquisa descritiva com base nos estudos realizados por outros autores que auxiliaram na compreensão do tema abordado. Foram consultadas as seguintes fontes de dados bibliográficas: Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de nível Superior (Portal da Capes), Scielo e Google Scholar. O estudo se justifica pela obtenção de informações que podem oportunizar o entendimento da EF como um significativo contributo para formação global das crianças e, também, como a garantia dos seus direitos. Por fim Janusz Korczak nos ensina, que tais educações baseadas em direitos iguais independente de cor, classe social, gênero entre outros, torna as crianças educadas para serem pessoas críticas e autônomas, possibilitando futuramente adultos mais aptos a contribuir com uma sociedade mais justa.
Referências
AMARAL, S. P. Criança, educação, escola e infância: aproximações às contribuições de Janusz Korczak. Florianópolis: UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA – UFSC, 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. Curso de Graduação em Pedagogia, do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina
BORRE, L. M; REVERDITO, R. S. Educação física na educação infantil: tempos, espaços e os direitos da criança. Corpoconsciência, Cuiabá - MT, v. 23, n. 02, p. 96-108, mai./ago.,2019
CHAVES JUNIOR, S. R. et al. Problematizando as aulas de educação física: seriam o acesso à cultura e a humanização das relações sociais elementos constitutivos de boas práticas educativas? Poiésis, Tubarão - SC, v.8, n.14, p.365-384, Jul/Dez 2014
COSTA, M. R. J. Educação física para humanização da educação profissional e tecnológica: um estudo no RS. Santa Cruz do Sul: UNISC, 2009, 122 f. Dissertação. Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado, Área de Concentração em Educação, Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC, 2009
DŁUGOŁĘCKA-PIETRZAK, M. Myśl Janusza Korczaka a współczesne dziecko. Wokół książki Katarzyny Zimmerer Zwyczajny dzień. 2015. Disponível em: <https://repozytorium.uph.edu.pl/handle/11331/1370 >. Acesso em: 11 Abril 2021
FREIRE, P. Papel da educação na humanização. 1997. Disponível em: <http://www.acervo.paulofreire.org:8080/jspui/bitstream/7891/1127/2/FPF_OPF_01_0003.pdf>. Acesso em 14 Julho 2021
GAŁĘSKA. U. Naturalne prawo dziecka do samostanowienia w świetle Międzynarodowej Konwencji o Prawach Dziecka. Prace Naukowe, Wałbrzych – Polônia, v. 47, n. 1, p. 108-120, 2019
KORCZAK, J; DALLARI, D. A. O direito da criança ao respeito. São Paulo: Summus, 2022
KUNZ, E. Transformação didático-pedagógica do esporte. 3. ed. Ijuí: Unijuí, 2000
MARANGON, A. C. R. Janusz Korczak: precursor dos direitos da criança. São Paulo: Editora UNESP, 2007.
______. Janusz Korczak e os direitos da criança: entrelaçando vida e obra. In: BOTO, C. Clássicos do pensamento pedagógico: olhares entrecruzados [online}. Uberlândia: EDUFU, 2019
NAWROSKI, A. Little proletarians in Warsaw: from practices of Janusz Korczak to theories of Paulo Freire. Rev. bras. estud. pedagog., Brasília, v. 100, n.256, p. 543-557, set./dez. 2019
OLIVEIRA, G. N. B. Educação física escolar e autonomia: a prática pedagógica sob a perspectiva freireana. São Paulo: PUC – SP, 2011, 169 f. Dissertação. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2011
PAWLOWSKI, I. Janusz Korczak – education as a process of continuing exploration and creation. Nauczyciel i Szkoła, Kraków - Polônia, v 1, n. 51, p. 155-163, 2012
PRZEMYSŁAW, P. G. Janusz Korczak - como amar o mundo. 2007. Disponível em: <https://docplayer.com.br/15272213-Introducao-janusz-korczak-como-amar-o-mundo.html>. Acesso em: 10 Abril 2021
SARUE, S. M. Janusz Korczak: uma vida em defesa da infância. São Paulo: Summus, 2022
SOUZA, C. A. et al. Teoria crítica e educação física: aproximações a partir da abordagem crítico-emancipatória e didática comunicativa. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara – SP, v. 11, n. 1, p. 231-244, 2016
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Congresso de Educação Física de Volta Redonda
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.