Educação física, Janusz Korczak e os direitos da criança

Autores

Palavras-chave:

Janusz Korczak, Educação Física, Educação, Comunidade escolar

Resumo

O presente artigo remete à reflexão sobre o legado da vida e a obra de Janusz Korczak e sua contribuição para educação das crianças e o quanto isso pode contribuir para a transformação da realidade social. Korczak considerou a criança como merecedora de direitos e, além disso, por sua significativa atividade pedagógica e pelas suas obras literárias, conseguiu associar a prática educativa a um sólido conceito no que tange à apreensão da identidade da criança, construindo, assim, uma educação baseada no respeito, na confiança e nos seus direitos. O direito de ser, de pensar, de sentir, de querer, de viver e de sonhar. O objetivo do presente estudo é apresentar a Educação Física (EF) e as práticas corporais como direitos da criança, a partir do entendimento das ideias de Janusz Korczak. Como caminho metodológico, utilizou-se uma revisão bibliográfica por intermédio da pesquisa descritiva com base nos estudos realizados por outros autores que auxiliaram na compreensão do tema abordado. Foram consultadas as seguintes fontes de dados bibliográficas: Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de nível Superior (Portal da Capes), Scielo e Google Scholar. O estudo se justifica pela obtenção de informações que podem oportunizar o entendimento da EF como um significativo contributo para formação global das crianças e, também, como a garantia dos seus direitos. Por fim Janusz Korczak nos ensina, que tais educações baseadas em direitos iguais independente de cor, classe social, gênero entre outros, torna as crianças educadas para serem pessoas críticas e autônomas, possibilitando futuramente adultos mais aptos a contribuir com uma sociedade mais justa.

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Publicado

17.10.2023

Edição

Seção

Corpo, Cultura e Escola