Realce
corpo e sociedade nas canções de Gilberto Gil
Palavras-chave:
Corpo, Sociedade, Gilberto Gil, Imagem corporalResumo
O corpo representa a comunicação do indivíduo com o meio no qual ele está inserido. A imagem corporal pode ser considerada como aquilo que o indivíduo percebe a respeito do seu tamanho, sua forma, sua estrutura e contorno do seu próprio corpo, bem como os sentimentos que são provocados com a sua relação a essas questões. O presente artigo tem como objetivo analisar as concepções acerca da IC e as representações sociais do corpo, estabelecendo como referência as músicas do álbum Realce, de autoria do cantor e compositor Gilberto Gil. A metodologia emprega para a realização do estudo apresenta uma natureza qualitativa por intermédio de uma pesquisa bibliográfica de nível exploratório e de caráter analítico, além de estabelecer uma relação entre os conceitos de diversos autores a respeito do tema proposto. Para tal, empregou-se a metalinguística de Bakhtin (2016), sendo estabelecida a concepção do álbum Realce, sete de suas nove canções e a interpretação das temáticas apresentadas acerca do corpo e alguns dos seus significados, explicitando, assim, a relação construída entre ele e a música. Percebeu-se que em suas canções, Gil apresenta uma visão do corpo a partir do seu invencionismo inspirado naquilo que o indivíduo consegue estabelecer como conectividade com o contexto no qual está inserido, definindo-o, assim, como um ser único. Pensar no corpo por intermédio da obra de Gilberto Gil nos remete à necessidade de percebermos o nosso corpo não apenas sob as perspectivas fisiológica e biológica, mas também a sua extrema relevância como corpo-político e corpo-sujeito, no sentido de assumirmos um papel de significância em uma sociedade que, urgentemente, carece da necessidade de se reconhecer como plural e igualitária.
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