O ensino de esportes de invasão nas aulas de educação física escolar
basquetebol e handebol
Palavras-chave:
Esporte escolar, Educação física, Basquetebol, HandebolResumo
A prática esportiva representa uma das principais manifestações culturais percebidas em todo o mundo, seja nos ambientes não formais, em escolas ou sob a forma de espetáculo. No que se refere ao ambiente escolar, o esporte pode representar um contributo para a construção da consciência crítica e social dos discentes a partir de questionamentos como, por exemplo, o direito de todos à participação das atividades realizadas nas aulas. O presente estudo tem como objetivo discutir estilos de ensino de Esportes de Invasão nas aulas de Educação Física, tendo como foco o Basquetebol e o Handebol e a metodologia aplicada para o seu desenvolvimento se tratou de uma revisão bibliográfica de cunho descritivo utilizando como referência estudos que abordaram a temática. Percebeu-se que o ensino dos Esportes de Invasão possui considerável relevância na formação de crianças e adolescentes no âmbito escolar, beneficiando além de qualidades físicas e técnicas, a valorização da ética e a socioafetividade.
Referências
AMARO, I. C. Tomada de decisão nos esportes coletivos e implicações para a educação física escolar. 2016. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Universidade de Brasília, Brasília, 2016. Disponível em: < chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://bdm.unb.br/bitstream/10483/20400/1/2016_IzabelaCostaAmaro_tcc.pdf>. Acesso em: 14 Jun. 2023.
ANTUNES, H. et al. Exercício físico e função cognitiva: uma revisão. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, São Paulo, v. 12, n.2, p. 108-114, 2006.
BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular: educação é a base. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf>. Acesso em: 27 maio. 2023.
CASARIM, R. V. et al. Modelo de jogo e processo de ensino no futebol: princípios globais e específicos. Movimento, Porto Alegre, v. 17, n. 03, p. 133-152, jul/set de 2011.
CHIZZOTTI, A. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. 4.ed. Petrópolis: Vozes, 2011.
DUMKE, A. P. de O. et al. O ensino dos esportes de invasão na Educação Física escolar: relação entre as tarefas e as intervenções dos professores com o papel dos alunos. Educación Física y Ciencia, La Plata, v. 23, n. 1, 2021
FREIRE, I. B; MEDEIROS, R. M. N. Esporte de invasão na perspectiva de aulas abertas de ensino: um relato de experiência. Cadernos de Formação RBCE, p. 44-54, mar. 2016.
GALATTI, L. R. et al. Pedagogia do esporte e basquetebol: aspectos metodológicos para o desenvolvimento motor e técnico do atleta em formação. Arquivos em Movimento, Rio de Janeiro, v. 8, n. 2, p.79-93, jul/dez. 2012
GONZÁLEZ F. J. et al (Orgs.). Esportes de invasão: basquetebol, futebol, futsal, handebol, ultimate frisbee. Maringá: Eduem, 2014.
GONZATTO, J. Esportes de invasão: diálogo com professores da educação básica quanto aos modelos de ensino utilizados nas aulas de educação física.Ijuí: Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, 2020. Trabalho de Conclusão de Curso. Curso de Educação Física - Licenciatura.
LOVATTO, D. L; GALATTI, L. R. Pedagogia do Esporte e Jogos Esportivos Coletivos: das Teorias Gerais para a Iniciação Esportiva em Basquetebol. Movimento & Percepção, Espírito Santo do Pinhal - SP, v. 8, n. 11, p. 268-277, jul/dez, 2007.
MACÊDO, J. A. S. O ensino de esportes de invasão na educação física escolar: construção e análise de uma proposta de ensino pautada nos jogos desportivos coletivos e nos estilos de ensino. Goiânia – GO e Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – NEAD/UNESP de Presidente Prudente: UNESP, 2020. 172f. Dissertação. Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional – ProEF, Universidade Federal de Goiás, 2020
MENEZES, R. P. et al. Especialização esportiva precoce e o ensino dos jogos coletivos de invasão. Movimento, Porto Alegre, v.20 n.1, p. 351-373, jan./mar. 2014.
______. Ensino-aprendizagem-treinamento dos elementos técnico-táticosdefensivos individuais do handebol nas categorias infantil, cadete e juvenil. Movimento, Porto Alegre, v.21 n.1, p. 261-273, jan./mar. 2015.
NASCIMENTO, V. S. Possibilidades de transferência de intenções táticas entre esportes de invasão. Ijuí: Universidade Regional do Noroeste do Estado Do Rio Grande Do Sul, 2017. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso. Departamento De Humanidades e Educação - Curso De Educação Física.
OLIVÉ, L. R; BRITTO, V. P. Tomada de decisão no basquetebol. Brasília: Faculdade de Ciências da Educação e Saúde do Centro Universitário de Brasília – UniCEUB, 2020. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso. Curso de Educação Física - Bacharelado.
ROSA, A. M. U. A lógica interna do jogo na escola: sistematização do conteúdo – o exemplo do basquetebol. Santa Maria – RS: UFSM, 2022. 155f. Dissertação. Programa de Pós-Graduação em Educação Física, da Universidade Federal de Santa Maria, 2022.
SEVERINO, C. D. A percepção dos professores sobre o ensino do basquetebol, a participação das meninas e o uso das TICs nas aulas de educação física. Rio Claro: UNESP, 2019. 222 f. Tese. Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Humano e Tecnologias do Instituto de Biociências da UNESP, Universidade Estadual Paulista, 2019
VANDERLEI FILHO, W. A. A. Concepções metodológicas para o ensino do basquetebol. Vitória de Santo Antão - PE, 2018. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Federal de Pernambuco, CAV, Curso de Educação Física – Bacharelado.
WORLD ESPORTES. O impressionante mundo dos esportes de invasão. 2023. Disponível em: < https://worldesportes.com/esportes-de-invasao/#:~:text=Os%20esportes%20de%20invas%C3%A3o%20exigem,produtivos%20em%20suas%20vidas%20di%C3%A1rias>. Acesso em: 17 Jun. 2023.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Congresso de Educação Física de Volta Redonda
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.