Importância do projeto político pedagógico (PPP) para o desenvolvimento do trabalho pedagógico das escolas

Autores

  • Roberta Protta de Oliveira unifoa

Palavras-chave:

Educação Física escolar, Residência Pedagógica, Projeto Político Pedagógico

Resumo

Este documento traz um relato de experiência de uma aluna do curso de licenciatura em Educação Física e tem como objetivo apresentar as experiências vividas no Programa Residência Pedagógica, buscando relatar a importância e como deve ser utilizado o projeto político pedagógico (PPP) relacionando com o PPP do Instituto de Educação Professor Manuel Marinho de Volta Redonda. Também busca evidenciar a importância do Programa e todos os conhecimentos e experiências que ele pode gerar para a futura docência de cada residente. O estudo foi realizado através de uma pesquisa bibliográfica e um relato de experiência através da observação de algumas aulas, debates e discussões virtualmente através de artigos que puderam enriquecer e colaborar para o desenvolvimento profissional dos residentes.

Referências

BRASIL. Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos (CNEDH). Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos, 2007.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.

BRASIL. lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm.

CORTES, L.F; PADOIM, S. M. M; BARTEL, N. A. N. Problematization methodology and convergent healthcare research: práxis proposal in research. Revista Brasileira de Enfermagem, São Paulo – SP, v. 71, n. 2, p. 440-445, 2018.

GUEDES, Josenilson Viana; SILVA, Angela Maria Ferreira da; GARCIA, Luciane Terra dos Santos. Projeto político-pedagógico na perspectiva da educação em direitos humanos: um ensaio teórico. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 98, n. 250, p. 580-595, dez. 2017.

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO PROFESSOR MANUEL MARINHO, Projeto Político Pedagógico, Volta Redonda, RJ, 2019.

MACEDO, Marinalva Sousa. A CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLITICO-PEDAGÓGICO DAS ESCOLAS DO CAMPO: contribuições teórico-práticas para a realidade maranhense. 2013. 142 f. Dissertação (Doutorado) - Centro de Ciências Sociais, Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2013.

RIBEIRO, Silvia Regina. PERSPECTIVAS DE ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA: PERFIL DE HABILIDADES NO ATUAL CONTEXTO DE MERCADO E FORMAÇÃO INICIAL. UNIVAP - Faculdade de Educação e Artes, Coordenadora do Curso de Educação Física, São José dos Campos, 2008.

Downloads

Publicado

17.10.2023

Edição

Seção

Educação Física e Políticas Públicas