Importância do projeto político pedagógico (PPP) para o desenvolvimento do trabalho pedagógico das escolas
Palavras-chave:
Educação Física escolar, Residência Pedagógica, Projeto Político PedagógicoResumo
Este documento traz um relato de experiência de uma aluna do curso de licenciatura em Educação Física e tem como objetivo apresentar as experiências vividas no Programa Residência Pedagógica, buscando relatar a importância e como deve ser utilizado o projeto político pedagógico (PPP) relacionando com o PPP do Instituto de Educação Professor Manuel Marinho de Volta Redonda. Também busca evidenciar a importância do Programa e todos os conhecimentos e experiências que ele pode gerar para a futura docência de cada residente. O estudo foi realizado através de uma pesquisa bibliográfica e um relato de experiência através da observação de algumas aulas, debates e discussões virtualmente através de artigos que puderam enriquecer e colaborar para o desenvolvimento profissional dos residentes.
Referências
BRASIL. Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos (CNEDH). Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos, 2007.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.
BRASIL. lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm.
CORTES, L.F; PADOIM, S. M. M; BARTEL, N. A. N. Problematization methodology and convergent healthcare research: práxis proposal in research. Revista Brasileira de Enfermagem, São Paulo – SP, v. 71, n. 2, p. 440-445, 2018.
GUEDES, Josenilson Viana; SILVA, Angela Maria Ferreira da; GARCIA, Luciane Terra dos Santos. Projeto político-pedagógico na perspectiva da educação em direitos humanos: um ensaio teórico. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 98, n. 250, p. 580-595, dez. 2017.
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO PROFESSOR MANUEL MARINHO, Projeto Político Pedagógico, Volta Redonda, RJ, 2019.
MACEDO, Marinalva Sousa. A CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLITICO-PEDAGÓGICO DAS ESCOLAS DO CAMPO: contribuições teórico-práticas para a realidade maranhense. 2013. 142 f. Dissertação (Doutorado) - Centro de Ciências Sociais, Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2013.
RIBEIRO, Silvia Regina. PERSPECTIVAS DE ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA: PERFIL DE HABILIDADES NO ATUAL CONTEXTO DE MERCADO E FORMAÇÃO INICIAL. UNIVAP - Faculdade de Educação e Artes, Coordenadora do Curso de Educação Física, São José dos Campos, 2008.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Congresso de Educação Física de Volta Redonda
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.