A visão dos profissionais da saúde sobre o profissional de educação física na equipe multidisciplinar
Palavras-chave:
. Educação Física, Saúde., Equipe Multidisciplinar.Resumo
A pesquisa que deu origem a este texto, teve como objetivo contribuir para inserção “real” do Profissional de Educação Física nos serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Nossa hipótese preliminar foi a de que não existe um conhecimento aprofundado, por parte dos profissionais que compõem as equipes de saúde do NASF das competências desenvolvidas na formação do Profissional de Educação Física e, consequentemente, de como ele pode contribuir junto a equipe multidisciplinar. A metodologia, usada para esta pesquisa quali-quantitativa, que teve a cidade de Volta Redonda como lócus, consistiu, primeiramente, em uma revisão bibliográfica sobre o Profissional de Educação Física na saúde e, em sequência, a pesquisa de campo para coleta de dados, esta aconteceu através da aplicação oral de questionários semiestruturados que foram gravados e posteriormente transcritos. Em relação ao contexto de legalidade, a Educação Física é amparada por lei como uma profissão na área da saúde, desde a formação do profissional. Em relação a visão dos profissionais do NASF sobre a competência do Profissional de Educação Física e suas possibilidades na equipe multiprofissional, ficou claro que ela ainda é muito distante da realidade, e que por isso existe a necessidade de maiores informações sobre as competências do Profissional de Educação Física, para os seus pares na área da saúde. CAAE: 17942819.0.0000.5237 – Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos.
Referências
ALVES, M. H; PONTELLI, B. P. B. Doenças crônicas e a prática da atividade física no impacto das internações por causas sensíveis a atenção básica. Revista Fafibe On-Line, Bebedouro - SP, 8 (1): 310-318, 2015.
APRIGIO, J. F. B. Educação Física enquanto área da saúde: matriz curricular em pauta. Trabalho de conclusão de curso em Educação Física. Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, 2018.
BRASIL. Conselho Nacional de Saúde. RESOLUÇÃO N° 218. Brasília. 1997.
BRASIL. Lei n. 9696, de 1° de setembro de 1998. Dispõe sobre a regulamentação da Profissão de Educação Física e cria os respectivos Conselho Federal e Conselhos Regionais de Educação Física. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 2 set. 1998.
CHEIK, N.C. et al. Efeitos do exercício físico e da atividade física na depressão e ansiedade em indivíduos idosos. R. bras. Ci. e Mov. 2003.
CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Recomendações sobre condutas e procedimentos do profissional de educação física na atenção básica a saúde. Rio de Janeiro – RJ: CONFEF, 2010.
DINO. Depressão deve ser o segundo maior problema de saúde pública do mundo em três anos e Brasil é o campeão de casos na América Latina. Disponível em www.terra.com.br . Acesso em 15 de setembro de 2019.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSITICA. Volta Redonda. Disponível em https://cidades.ibge.gov.br/brasil/rj/volta-redonda/panorama . Acesso em 10 de setembro de 2019.
MACIEL, V. Três em cada cem mortes no país podem ter influência do sedentarismo. Disponível em www.saude.gov.br . Acesso em 05 de abril de 2019.
MARCONI, M. A; LAKATOS, E. M. Metodologia científica. 4 ed. São Paulo – SP: Atlas S.A. 2004
MARQUES, A. J. S. et al. Direito a saúde, cobertura universal e integralidade possível. Disponível em www.almg.gov.br . Acesso em 08 de outubro de 2019.
MENESTRINA, E. Educação Física e Saúde. 3 ed. Ijuí – RS: Editora Unijuí, 2005.
SILVA, M. Sedentarismo mata 300 mil brasileiros por ano. Disponível em www.revistaapolice.com.br . Acesso em 23 de abril de 2018.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Congresso de Educação Física de Volta Redonda
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.