Rede Sociotécnica e Educação Ambiental

A Formação do Profissional de Educação Física

Autores

  • S. J. T. Ribeiro Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA.
  • M. Paraíso Alves Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA.
  • C. Martins Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA.

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Teoria Ator-Rede, Rede Sociotécnica, Tecnologia Digital na Educação

Resumo

Este estudo emerge de uma dissertação de Mestrado em fase de finalização e tem como principal objetivo descrever a construção da rede sociotécnica constituída  entre atores humanos e não humanos para a construção dos conhecimentos oriundos da Educação Ambiental. A pesquisa se desenvolveu na disciplina Tópicos Especiais denominada de Esportes de Aventura do Curso de Bacharelado em Educação Física no Centro Universitário de Volta Redonda - RJ. Como escopo teórico e metodológico o estudo se aproxima da Teoria Ator-Rede, de cunho qualitativo e com abordagem descritiva. A pesquisa possui como centralidade as controvérsias advindas da mobilidade entre os humanos e não humanos em uma rede de produção de saberes cujo tema emerge da Educação Ambiental. Cabe ressaltar que para a produção dos dados utilizamos o caderno de campo, as vistas técnicas, os vídeos produzidos pelos estudantes e as interações no ambiente digital de aprendizagem Edmodo. Os resultados parciais sugerem que os entrelaçamentos advindos das relações entre atores humanos e não humanos em uma rede sociotécnica colaboram para uma construção de conhecimentos em rede sob o tema Educação Ambiental. A pesquisa foi submetida ao Comitê de Ética do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) sendo aprovada sob o registro CAAE 66153617.3.0000.5237.

Referências

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Publicado

17.08.2023