Utilização do aplicativo Socrative na educação médica
um relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.47385/cmedunifoa.232.6.2019Palavras-chave:
Educação médica, Metodologia ativa, AplicativoResumo
De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Medicina (DCNs), a estrutura do curso deve utilizar metodologias que valorizem a participação ativa do estudante na construção do conhecimento, assim como estimular a integração de conteúdos. Além disso, o perfil do formando deve envolver, dentre as competências gerais, a comunicação baseada em interação com outros profissionais e o domínio de tecnologias de comunicação e informação (TICs). Com base nesse contexto e visando atender aos critérios previstos pelas DCNs, o objetivo deste trabalho é relatar o uso de uma ferramenta tecnológica associada às discussões de casos clínicos promovidas pelo projeto de extensão “Trabalho de Acadêmico para Acadêmico” (TAPA) do UniFOA. As temáticas lecionadas no primeiro módulo do curso de Medicina são abordadas por meio de encontros semanais, nos quais acadêmicos de módulos mais avançados propõem discussões e reflexões junto aos alunos ingressantes, os quais são precocemente inseridos em abordagens práticas dos conteúdos aprendidos e estimulados a desenvolverem, em conjunto, um raciocínio interdisciplinar. Com o emprego de tecnologia digital, através do aplicativo Socrative, as reuniões passaram a apresentar um maior dinamismo e adesão por parte dos alunos ingressantes, permitindo aos aplicadores feedback em tempo real da participação e desempenho da turma. À medida em que foge do modelo tradicional de ensino, o qual aborda o aluno como figura passiva, a metodologia ativa por meio do aplicativo Socrative vem estimulando um espaço de aprendizado significativo baseado em interação e aliado, sobretudo, a temáticas de relevância à carreira profissional médica. Ademais, o graduando é estimulado a desenvolver comentários e sugestões, sendo peça fundamental no aprimoramento do processo ensino-aprendizagem. Trata-se de um relato de uso de uma ferramenta tecnológica em andamento que, neste momento, ainda não dispõe de resultados finais.
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