Reprodução assistida
conhecimentos dos alunos dos cursos da saúde
DOI:
https://doi.org/10.47385/cmedunifoa.282.6.2019Palavras-chave:
Reprodução assistida, Bioética, Diagnóstico pré-implantacionalResumo
A Reprodução Humana Assistida abrange técnicas que têm por objetivo possibilitar que casais ou pessoas com dificuldades na concepção natural, alcancem seus desejos de ter filhos. O referido trabalho discute e apresenta as várias técnicas de Reprodução Humana Assistida e o Diagnóstico Genético Pré-implantacional, bem como suas implicações éticas e sociais. A partir disso, foi aplicado um questionário com o objetivo de avaliar o nível de conhecimento e as concepções individuais dos alunos dos cursos de Enfermagem e Medicina do UniFOA. O resultado esperado era um baixo conhecimento do assunto. Dentre as técnicas discutidas no trabalho estão a Fertilização in vitro (FIV), Injeção Intracitoplasmática de Espermatozoides (ICSI), Inseminação Intrauterina (IIU) e o Diagnóstico Genético Pré-implantacional (PGD) que atua como auxiliar. Todavia, como é um tema que gera polêmica, há uma grande discussão bioética que precisa ser abordada. Inclusive, no Brasil, a escassez de legislação que regulamenta tais técnicas contribui para o surgimento dessas questões bioéticas e faz com que a utilização delas ainda seja um pouco dificultada. Desse modo, o referido trabalho discute sobre as várias técnicas de Reprodução Humana Assistida e o Diagnóstico Genético Pré-implantacional, bem como suas implicações éticas e sociais. O referido trabalho foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos (COEPS), sob o número do CAAE (Certificado de Apresentação para Apreciação Ética): 80333717.3.0000.5237.
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