O Uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC´s) por meio de vídeo-aulas modulares para o Ensino de Ciências da Saúde(Projeto Íris)
DOI:
https://doi.org/10.47385/cmedunifoa.579.3.2016Palavras-chave:
TICS, Projeto ÍRIS, coeficiente ensino-aprendizagemResumo
As TIC são utilizadas para apoiar a aprendizagem científica contextualizada, a aprendizagem de conceitos e/ou processos de difícil visualização, a formação e a atividade dos professores e a interação reflexiva. Dessa forma, a tecnologia é utilizada a partir de uma variedade de recursos tecnológicos para enfrentar problemas educativos encontrados nos contextos de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, buscam melhorar a qualidade do ensino científico, a partir da compreensão de que este não deve se limitar à transmissão de fatos científicos, mas incentivar os alunos a refletir, a se questionar e a construir conhecimentos não apenas no que se refere aos conteúdos, mas também ao pensamento científico. As novas Tecnologias motivam cada vez mais pessoas e instituições de ensino a criarem oportunidades de democratizar e flexibilizar o acesso ao conhecimento, ampliando as oportunidades de aprendizagem. As TIC, se utilizadas por profissionais capacitados, podem configurar-se em importante estratégia educacional, uma vez que permitem uma interação com o aluno tanto no sentido de apresentar-lhes diferentes conteúdos, quanto na possibilidade de que o aprendiz construa algo novo e aprenda com este processo. Pensando nisso, por meio de projeto desenvolvido por alunos do centro universitário de Volta Redonda no curso de Medicina, foi projetada metodologia voltada para a produção de material educacional voltado para as ciências da saúde, mais especificamente para assuntos da área médica. O projeto foi denominado Projeto Íris e vem sendo desenvolvido desde o início do ano letivo de 2016. Um dos intuitos deste projeto é fomentar formas contemporâneas de aprendizagem, envolvendo os acadêmicos no processo de aprendizagem de uma forma holística quanto ao que diz respeito à forma medica de se pensar, de forma que não se limita ao estático complexo: sala de aula, pondo-os para pensar e refletir sobre novas formas para depreensão dos conteúdos basilares da formação médica. Além disso, a produção de material representa uma produção genuína de material acadêmico de ensino superior, sendo esta submetida a todos os crivos de analise e rigor da produção cientifica. Cada material produzido representa produção inédita para o contexto educacional, podendo ser usada posteriormente para auxiliar em sala de aula e aprimorar as técnicas de ensino. A vantagem do projeto se insere na percepção que ele motiva cada vez mais pessoas e a própria instituição de ensino a criar oportunidades de democratizar e flexibilizar o acesso ao conhecimento, ampliando as oportunidades de aprendizagem. Sendo assim, o uso das novas tecnologias de informação e comunicação deve oferecer a possibilidade de reformulação constante dos cursos e de monitoramento da aprendizagem do aluno, tornando seu processo de formação mais completo e dinâmico.
Referências
-
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Congresso Médico Acadêmico UniFOA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.