Insuficiência renal crônica e o uso de anabolizantes
informação e prevenção
DOI:
https://doi.org/10.47385/cmedunifoa.697.2.2015Palavras-chave:
Insuficiência renal crônica, uso de anabolizantes, falência renalResumo
Introdução: A Insuficiência Renal Crônica (IRC) é a síndrome clínica decorrente da incapacidade dos rins de manter suas funções de depuração de escórias nitrogenadas, regulação da volemia, pressão arterial, equilíbrio hidroeletrolítico e acidobase, produção de hormônios etc., com consequências como hipertensão arterial, edema, congestão, anemia, acidose e diversas outras complicações, além do agravamento de comorbidades e aceleração da aterosclerose. Sabe-se que o uso de esteróides anabolizantes traz muitos danos a diversos órgãos do corpo humano, inclusive os rins. Deve-se atentar para ampla divulgação das consequências que o uso dessas substâncias pode trazer, pois, dessa maneira, é possível prevenir que usuários desinformados desenvolvam lesão ou até falência renal. Objetivos: O objetivo deste trabalho é evidenciar os riscos do uso de esteroides anabolizantes, assim como os danos irreversíveis que podem causar aos rins. Relato de caso: Paciente N.L.S., 29 anos, sexo masculino, natural do Rio de Janeiro – RJ e residente de Volta Redonda – RJ. Relata ter apresentado quadro de erisipela em membro inferior esquerdo que tratou com penicilina, levofloxacina e duas injeções de benzetacil. Evoluiu com cefaleia, náusea e distúrbios do sono, procurando a unidade básica de saúde, onde foi detectado um pico hipertensivo. Foi encaminhado ao hospital, onde foram realizados exames complementares, que, juntamente com a história de uso de anabolizantes por um ano, possibilitaram o diagnóstico de insuficiência renal crônica. O paciente iniciou imediatamente a hemodiálise, sendo este o único tratamento eficaz. Conclusão: É evidente a importância da realização de exercícios físicos para manutenção da saúde, porém a busca por melhores resultados, muitas vezes, leva ao uso de substâncias que podem trazer muitos riscos ao organismo. A lesão renal causada pelo uso de esteroides anabolizantes é rara e sua fisiopatologia ainda é desconhecida, por isso é imprescindível a exclusão de outras possíveis causas da insuficiência renal crônica. O tratamento da IRC consiste em diálise ou transplante renal. É necessário manter os cuidados de suplementação de bicarbonato, controle da hiperfosfatemia, hipocalcemia e hiperparatireoidismo, correção da anemia, controle rigoroso da hipertensão, diabetes e outras comorbidades, complicações e fatores de risco de doenças cardiovasculares.
Referências
BASTOS, M. G.; KIRSZTAJN, G. M. Doença renal crônica: importância do diagnóstico precoce, encaminhamento imediato e abordagem interdisciplinar estruturada para melhora do desfecho em pacientes ainda não submetidos à diálise. J. Bras. Nefrol, São Paulo, v. 33, n. 1, Mar. 2011.
IRIART, J. A. B.; CHAVES, J. C.; ORLEANS, R. G. D. Culto ao corpo e uso de anabolizantes entre praticantes de musculação. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 25, n. 4, abr. 2009.
VENANCIO, D. P. et al . Avaliação descritiva sobre o uso de esteroides anabolizantes e seu efeito sobre as variáveis bioquímicas e neuroendócrinas em indivíduos que praticam exercício resistido. Rev Bras Med Esporte, Niterói , v. 16, n. 3, Jun. 2010.
ZAMUDIO, T. C. Insuficiencia renal crónica. Rev Med Hered, Lima, v. 14, n. 1, Jan. 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Congresso Médico Acadêmico UniFOA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.