As novas regras de rotulagem nutricional para a indústria de alimentos
DOI:
https://doi.org/10.47385/tudoeciencia.1012.2023Palavras-chave:
Rotulagem nutricional, Informação nutricional, Rótulos dos alimentosResumo
A nova rotulagem nutricional forma um elo comunicativo essencial entre produto e o consumidor, além disso, a rotulagem nutricional frontal tem sido apontada como a maior inovação da nova legislação sobre rotulagem no Brasil. O objetivo do presente artigo foi apresentar as novas regras de rotulagem nutricional para a indústria de alimentos, bem como elencar as principais informações relativas a rotulagem nutricional frontal. A metodologia aplicada para a produção do trabalho refere-se à uma pesquisa qualitativa, por intermédio de uma revisão integrativa, com explorações em artigos científicos e legislações vigentes. De acordo com as novas regras de rotulagem nutricional, será obrigatório que a tabela de informação nutricional apresente uma declaração detalhada e quantitativa de valor energético, carboidratos, açúcares totais, açúcares adicionados, proteínas, gorduras totais, gorduras saturadas, gorduras trans, fibra alimentar e sódio. A rotulagem nutricional frontal é uma declaração simplificada e padronizada onde deve ser apresentado o alto conteúdo de nutrientes específicos como, açúcar, gorduras saturadas e sódio. Sendo que estas informações devem constar no painel principal do rótulo. Além disso conforme a nova legislação, a rotulagem nutricional frontal não pode estar em locais encobertos, removíveis pela abertura do lacre ou de difícil visualização. Conclui-se que as mudanças nas regras da rotulagem se mostram imprescindíveis em virtude principalmente da alteração nos hábitos alimentares dos brasileiros.
Downloads
Referências
BANDEIRA, L.M. et al. Desempenho e percepção sobre modelos de rotulagem nutricional frontal no Brasil. Revista de Saúde Pública, v. 55, p. 19, 2021.
BARROS, D.M. et al. Atualizações sobre a rotulagem nutricional dos alimentos. Brazilian Journal of Development, v. 9, n. 1, p. 4483-4493, 2023.
BRASIL. Instrução Normativa - IN n° 75, de 8 de outubro de 2020a. Estabelece os requisitos técnicos para declaração da rotulagem nutricional nos alimentos embalados. Diário Oficial da União, Brasília, DF. D.O.U. 09/10/20.
BRASIL. Resolução de Diretoria Colegiada - RDC nº 429, de 8 de outubro de 2020b. Dispõe sobre a rotulagem nutricional dos alimentos embalados. Diário Oficial da União, Brasília, DF. D.O.U. 09/10/20.
BRASIL. Resolução de Diretoria Colegiada - RDC Nº 727, de 1° de julho de 2022. Dispõe sobre a rotulagem dos alimentos embalados. Diário Oficial da União, Brasília, DF. D.O.U. 06/07/22.
PEREIRA, G.F.G., CUVELLO, L.C.F. Análise da nova legislação de rotulagem sobre a declaração nutricional frontal (front-if-pack lebelling fop) de produtos alimentícios no Brasil e em outros países da América Latina. REVISTA UNIÍTALO EM PESQUISA, v. 12, n. 3, 2022.
ROJAS, C.F.U.; SPINILLO, C.G. Avaliação de advertências: Contribuições do design da informação para avaliação de eficácia comunicacional de rotulagem nutricional frontal. InfoDesign-Revista Brasileira de Design da Informação, v.18, n.1, 2021.
WEBER, F.H. et al. Percepções dos consumidores sobre a rotulagem nutricional para aquisição de alimentos em Boa Vista do Buricá/RS. Revista Eletrônica Científica da UERGS, v. 8, n. 1, p. 22-31, 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Congresso Brasileiro de Ciências e Saberes Multidisciplinares

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.