Visão de gestantes de um município do estado do Rio de Janeiro sobre os tipos de parto
DOI:
https://doi.org/10.47385/tudoeciencia.1777.2024Palavras-chave:
Gestação. Tipos de parto. Conhecimento. Benefícios do parto. Bem-estar.Resumo
A gestação é um período muito importante na vida de uma mulher, é um período de muitas transformações físicas, emocionais e hormonais que exige cuidados especiais com a saúde e bem-estar, além de preparação para a chegada de uma nova vida. E neste período uma das preocupações das gestantes é com relação ao parto, qual via de parto que será escolhida, há vários tipos como parto normal, parto humanizado e parto cesárea. É importante que durante as consultas de pré-natal o profissional oriente a gestante e esclareça dúvidas sobre os tipos de parto estimulando-a a escolher a que mais sente confiança. Diante disso foi realizado uma pesquisa de natureza transversal, descritiva e com abordagem qualitativa com perguntas fechadas no Distrito sanitário II do Município de Volta Redonda com gestantes que aceitaram participar voluntariamente do estudo para saber os conhecimentos que tem sobre as diferentes vias de parto e conhecer as preferências delas sobre os tipos de parto e a as motivações que levam as gestantes a escolherem algum tipo de parto específico. Das Unidades Básicas de Saúde visitadas, oito gestantes com idade entre 18 e 34 anos, maioria primigestas participaram da pesquisa. Observou-se uma demanda muito baixa de aderência ao pré-natal e consequentemente a atividades relacionadas à gestação. As respostas foram descritas por categorias, sendo abordada na categoria 1 – as formas de parto escolhida pelas gestantes; categoria 2 – justificativas para escolha do parto cesárea e categoria 3 – os benefícios do parto normal na perspectiva das gestantes. Conclui-se que cada tipo de parto tem suas particularidades, e a escolha deve ser feita com base nas condições de saúde da mãe e do bebê e de acordo com a preferência pessoal da gestante e mediante todas as dificuldades enfrentadas, observou-se predominância de escolha pelo parto de via vaginal e algum conhecimento prévio em relação aos benefícios da via fisiológica. As gestantes buscam garantir um parto de qualidade, com experiências positivas, valorizando menos intervenções médicas e maior protagonismo no processo de dar à luz.
Downloads
Referências
CARVALHO, Eliete dos Reis et al; Expectativa e experiência do processo parturitivo em mulheres atendidas em unidade básica de saúde. Saúde e Pesquisa. 2019. Disponível em https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/saudpesq/article/view/7562/3577 Acessado em 10 de novembro de 2022.
CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE. Publicada Resolução n° 466/2012. Disponível em: https://conselho.saude.gov.br/ultimas_noticias/2013/06_jun_14_publicada_resolucao.html. Acesso em: 12 fev. 2023.
GAZINEU, R.C., et al. Benefícios do parto normal para a qualidade de vida do binômio mãe-filho. Governador Mangabeira-BA, v. 12, n. 20, p. 121-129, jul - dez, 2018. Disponível em:< https://textura.emnuvens.com.br/textura/article/view/287/255>
NETO, F.A.R.S; MACHADO, Y.J.; VASCONCELOS, J.F.. A influência do parto na imunidade do neonato. XVIII SEPA - Seminário Estudantil de Produção Acadêmica, UNIFACS, 2019. 2 Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública e Universidade Salvador. Disponível em:< https://revistas.unifacs.br/index.php/sepa/article/view/6158/4020>
REIS, Amanda Solar Martins dos et al; Tecnologias não invasivas de cuidado ao parto normal: percepção de puérperas. Ver RSD Journal. 2021. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/17371/15531 Acessado em 10 de novembro de 2022.
SILVA, Dalva Eloiza Santos, et al. Razões maternas da preferência inicial pelo tipo de parto em um município do nordeste brasileiro. Cogit. Enferm.(Online), 2020, e68997-e68997. Disponível em: http://www.revenf.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S141485362020000100350#B13. Acesso em: 10 Jul. 2024.
VIANA, T.G.F. et al. Motivo da realização de cesárea segundo relato das mães e registros de prontuários em maternidades de Belo Horizonte. REME – Rev Min Enferm. 2018. Disponível em:< https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/52937>
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Tudo é Ciência: Congresso Brasileiro de Ciências e Saberes Multidisciplinares

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.