Diagnóstico da geração de resíduos sólidos e seus impactos ambientais em evento público
um estudo de caso no munícipio de Angra dos Reis-RJ.
DOI:
https://doi.org/10.47385/tudoeciencia.1797.2024Palavras-chave:
resíduos sólidos urbanos; eventos festivos; limpeza urbana; impactos ambientais.Resumo
No Brasil, a gestão de resíduos sólidos em eventos festivos, frequentemente associados ao turismo, enfrenta desafios significativos. Embora esses eventos sirvam como estratégias municipais para aumentar a arrecadação, a gestão dos resíduos frequentemente não atende aos padrões contemporâneos de sustentabilidade. Este estudo, focado em um evento público específico em Angra dos Reis, visa diagnosticar os impactos ambientais dos resíduos sólidos gerados e avaliar as práticas de gestão adotadas. Utilizando procedimentos documentais, revisão bibliográfica e observação participante, busca-se identificar lacunas nos planos de gerenciamento de resíduos e promover práticas sustentáveis, como coleta seletiva e redução do uso de descartáveis. A pesquisa, de caráter exploratório, pretende não só identificar fragilidades e desafios sociais, ambientais e econômicos, mas também oferecer insights para melhorar a sustentabilidade em futuros eventos festivos.
Downloads
Referências
ANGRA DOS REIS. Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. Angra dos Reis, 2017.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR ISO 20121: Sistemas de gestão de sustentabilidade de eventos. Rio de Janeiro, 2012.
BRASIL. Lei n. 12.305, de 02 de agosto de 2010. Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos. 2010.
BRASIL. Lei n. 11.771, de 17 de setembro de 2008. Institui a Política Nacional de Turismo. 2008.
ICLEI - Governos Locais pela Sustentabilidade. Manual para Gestão Integrada e Sustentável de Resíduos Sólidos em Eventos. Governos Locais Pela Sustentabilidade, 2014. Disponível em: <https://americadosul.iclei.org/documentos/manual-para-gestao-integrada-e-sustentavel-de-residuos-solidos-em-eventos>.
LIMA, D. R. et al. A sustentabilidade dos megaeventos entre a regulação, a autorregulação e a justiça ambiental. Revista Geográfica de América Central, v. 1, n. 66, p. 439–477, 1 jan. 2021.
RANZAN, E. M.; MAURICIO, A. L.; SOUSA, R. P. L. D. A aplicação da NBR ISO 20121 na gestão da sustentabilidade em eventos: O fortalecimento da marca por meio da produção de eventos mais sustentáveis em Santa Catarina. Criar Educação, 1 dez. 2016.
SILVA, T. G. B. D.; ARAÚJO, G. C. D. Gestão de resíduos sólidos em eventos: um estudo em Paranaíba-MS. Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, v. 5, n. 2, p. 310, 16 nov. 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Tudo é Ciência: Congresso Brasileiro de Ciências e Saberes Multidisciplinares

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.