Desenvolvimento de ferramenta de simulação do processo de soldagem resistência a ponto com Python para fins acadêmicos
DOI:
https://doi.org/10.47385/tudoeciencia.1810.2024Palavras-chave:
Soldagem. Soldagem de Ponto. PYTHON.Resumo
A soldagem por resistência a ponto é um processo essencial na indústria moderna, sendo controlável e adaptável a diferentes materiais e espessuras. Parâmetros como corrente elétrica, tempo e pressão podem ser ajustados para garantir a eficiência da solda. Este trabalho visa analisar o comportamento de uma solda por resistência de ponto depositada entre duas ou mais superfícies, considerando as características do material e a seu teor de composição no material para definir a viabilidade da solda por resistência de ponto. Com base na referência consultada, utilizou-se o software PyCharm Community Edition 2024.2.1, em linguagem Python, para desenvolver uma rotina de programação que inclui "calculadoras" (subrotinas). Essas subrotinas permitem que o algoritmo avalie diferentes parâmetros da soldagem a ponto, com base nos dados de entrada fornecidos pelo usuário. Foram criadas as seguintes “calculadoras” específicas: Classificação dos eletrodos de soldagem a ponto pela Resistance Welding Manufacturing Alliance (RWMA), Calculado de Diâmetro do Ponto de Solda, Calculadora de Soldabilidade, Calculadora de Energia, Penetração e Indentação de Soldagem, Calculadora do ciclo de trabalho, Calculadora do Calor Gerado pela Solda. Sendo considerado os parâmetros de solda, definição de qual aço utilizar, as caraterística de material, as condições impostas e utilizando as formulações diretamente calculadas pelo software livre PyCharm Community Edition 2024.2.1, na linguagem PYTHON, pode-se obter: a Classificação dos eletrodos de soldagem a ponto pela RWMA; o Diâmetro do Ponto de Solda; a Soldabilidade do material; a Energia, Penetração e Indentação de Soldagem; o Ciclo de trabalho; o Calor Gerado pela Solda.
Downloads
Referências
AVENTA. Saiba mais sobre os efeitos das variáveis de soldagem. 2016. Disponível em: <https://encurtador.com.br/5FsqE > Acesso em 05 de Set de 2024.
INABA, Y., FUJII, H., & SAKURAI, K. (2009). Resistance welding processes and thermal simulations: Review. Journal of Materials Processing Technology, 209(8), 3662-3677.
INFO SOLDA. Soldagem por Resistência. 2013. Disponível em: <https://encurtador.com.br/dEqdU > Acesso em 05 de Set de 2024.
NASCIMENTO, Vinicius. Seleção de Parâmetros de Soldagem a Ponto por Resistencia. Baseado na Medição da Resistencia Elétrica entre Chapas. Uberlândia, 2008.
SILVA. DESENVOLVIMENTO DE PORTAL WEB SOBRE SOLDAGEM POR RESISTÊNCIA PARA FINS DE ORIENTAÇÂO A PROFISSIONAIS DE NÍVEL MÉDIO. Dissertação de Mestrado, Mestrado Profissional em Materiais, Centro Universitário de Volta Redonda, Rio de Janeiro, RJ, 2024.
TANENBAUM, Andrew S. Tecnologia da informação: uma perspectiva global. 7. ed. São Paulo: Pearson Education, 2023.
VARGAS. Estudo da Formação, Geometria e Resistência do Ponto na Soldagem por Resistências: Uma Abordagem Estatística. Dissertação de Mestrado, Departamento de Engenharia Mecânica, Universidade de Brasília, Brasília, DF, 2006. 143p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Tudo é Ciência: Congresso Brasileiro de Ciências e Saberes Multidisciplinares

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.