Proposta de uma aplicação web de um Repositório Institucional para a FAETERJ-Paracambi
DOI:
https://doi.org/10.47385/tudoeciencia.1814.2024Palavras-chave:
FAETERJ-Paracambi. Repositório institucional. Desenvolvimento de softwares. Aplicação web.Resumo
O propósito deste trabalho é desenvolver uma aplicação web que sirva como repositório institucional para a Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro (FAETERJ-Campus Paracambi). Este projeto visa preservar toda a produção intelectual da faculdade, maximizando a visibilidade e o acesso do que é produzido dentro da Instituição. Para o desenvolvimento do software, utilizou-se o tradicional Modelo em Cascata, uma abordagem linear e sequencial onde cada fase do processo de desenvolvimento deve ser concluída antes do início da próxima etapa. Esta metodologia continua sendo utilizada atualmente por sua simplicidade e clareza na definição das etapas do desenvolvimento. Para a construção da aplicação, no lado do cliente (desenvolvimento front-end), foi utilizada a linguagem de programação Javascript com framework Vue.js e no lado do servidor (desenvolvimento back-end) foi utilizado a linguagem Node.js em conjunto com o Banco de Dados MariaDB. Através do software, é possível visualizar as informações de uma produção científica e baixar seu conteúdo, além de possibilitar o cadastro dos discentes e docentes da Instituição, que dá acesso à inserção e exclusão de novos documentos. Como o site foi desenvolvido através de tabelas e formulários, sua navegação é simples e direta. A aplicação está pronta para ser implantada na Internet utilizando serviços em nuvem, bastando realizar pequenas alterações de conexão e armazenamento para seu funcionamento. Com esta aplicação, tem-se a pretensão de centralizar e disseminar o conhecimento produzido pela comunidade acadêmica da faculdade, facilitando o acesso aos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs), artigos e outras produções científicas, promovendo a visibilidade e o impacto das pesquisas. Além disso, será possível contribuir para a preservação dos trabalhos, garantindo que o conhecimento esteja disponível para futuras gerações, apoiando a transparência e a colaboração acadêmica e fortalecendo a reputação da instituição no cenário científico regional e nacional.
Downloads
Referências
CROW, R. The case for institutional repositories: a SPARC position paper. Scholarly Publishing, v. 223, p. 1-37, 2002.
HARNAD, S. The research-impact cycle. Information Services & Use, v. 23, p. 139-142, 2003.
INCAU, C. Vue.js: Construa Aplicações Incríveis. São Paulo: Casa do Código, 2017.
LAWRENCE, S. Free online availability substantially increases a paper's impact. Nature, 2001. Disponível em: <http://www.nature.com/nature/debates/e-access/Articles/lawrence.html>. Acesso em: 05 jan. 2024.
MANZANO, J. A. N. G. MariaDB 10 Interativo: Gerenciamento de Banco de Dados. São Paulo: Edição do Autor, 2015.
MORAES, W. B. Construindo Aplicações com NodeJS. 4. ed. São Paulo: Novatev, 2023.
OATD. Open Access Theses and Dissertations Advanced research and scholarship. 2024. Disponível em: <https://oatd.org/>. Acesso em: 24 fev. 2024.
OXFORD. ORA Oxford Thesis Collection. 2024. Disponível em: <https://ora.ox.ac.uk/collections/thesis>. Acesso em: 24 fev. 2024.
PRESSMAN, R. S.; MAXIM, B. R. Engenharia de Software: uma Abordagem Profissional. 9. ed. Porto Alegre: AMGH, 2021.
UFMG. Repositório Institucional UFMG. 2024. Disponível em: <https://repositorio.ufmg.br/>. Acesso em: 24 fev. 2024.
UNESP. Repositório Institucional UNESP. 2024. Disponível em: <https://repositorio.unesp.br/home>. Acesso em: 24 fev. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Tudo é Ciência: Congresso Brasileiro de Ciências e Saberes Multidisciplinares

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.