Brindes e estratégias das marcas em festivais de música

um estudo de comparativo entre Rock in Rio e Lollapalooza

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47385/tudoeciencia.1842.2024

Palavras-chave:

Brindes. Marketing. Festivais.

Resumo

Pouco estudados no âmbito acadêmico, apesar de sua ampla utilização, os  brindes são itens gratuitos ou promoções oferecidas aos consumidores como parte de uma estratégia de marketing destinada a influenciar seu comportamento de compra (SCHIFFMAN, KANUK, 2010). Tendo como tema os brindes, o objetivo geral do trabalho é discutir o seu papel atual na promoção de marcas em Mega Eventos de Música no Brasil a partir de uma análise comparativa de sua presença no Lollapalooza e no Rock in Rio, os dois maiores festivais de música que ocorrem com frequência no país. Foram levantadas as marcas presentes em ambos os festivais, identificando os brindes com os quais têm trabalhado. A coleta de dados se deu em sites que reverberam tais brindes para fins comparativos e envolveu as últimas edições do Rock in Rio, no Rio de Janeiro (2022), e do Lollapalooza, de São Paulo (2023). Partiu-se da hipótese de que haveria semelhanças estratégicas em termos de brindes e suas formas de inserção em ambos as edições em foco. Considerando os dois festivais juntos, a maioria das marcas trabalhou com produtos físicos com sua logomarca estampada, mas houve substanciais diferenças entre esse trabalho de promoção nos eventos. Isso porque, comparativamente, houve um número maior de marcas no Lollapalooza apostando em atrelar uma experiência no evento no oferecimento de seus brindes. Apostava-se, como uma hipótese complementar, que as estratégias de promoção relacionadas aos brindes estariam alinhadas eventualmente a causas sociais e/ou ambientais específicas, no entanto apenas 1 (Braskem) dentre 39 marcas presentes em ao menos um dos festivais tiveram essa preocupação, no caso, com a causa da sustentabilidade. Tais resultados levam a questionar se essa é uma realidade mais pontual do recorte delimitado ou se efetivamente se aplica ao histórico como um todo dos festivais. A continuidade da pesquisa, nesse sentido, poderá oferecer mais subsídios a essa investigação em um campo de atuação relevante para profissionais da Comunicação de modo geral e publicitários, mais especificamente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AAKER, D. A. Building Strong Brands, New York, Free Press, 2010.

BAUDRILLARD, Jean. A Sociedade de Consumo, São Paulo: Rocco, 1990.

BAUMAN, Zygmunt. A Vida de Consumo. São Paulo, Jorge Zahar Editor, 2007.

BLESSA, Regina. Merchandising no ponto de venda. São Paulo: Atlas, 2012.

BRASKEM. Disponível em: https://www.braskem.com.br/detalhe-noticia/braskem-no-rock-in-rio-transformar-o-plastico-da-rock#:~:text=Os%20pontos%20ser%C3%A3o%20atrelados%20ao,para%20outro%20dia%20do%20evento Acesso em: 01.set.2024.

BRASKEM. Disponível em: https://www.braskem.com.br/detalhe-noticia/braskem-coleta-mais-de-350-mil-itens-de-plastico-no-lollapalooza-2023 .Acesso em: 30. Ago. 2024

CANCLINI, Nestor Garcia. Consumidores e Cidadãos. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 1995.

CONFIRA os brindes mais disputados do Rock in Rio. Disponível em: https://www.promoview.com.br/blog/redacao/live-marketing/gifts-brindes-rock-in-rio-2022-livemarketing-brand-experience.html . Acesso em 04 mai. 2024.

DEBORD, Guy. A Sociedade do Espetáculo. São Paulo: Contraponto, 1997.

GOIS, Silma. A força do brinde: uma ferramenta do marketing promocional. Administradores, 2011. Disponível em: < administradores.com.br/artigos/a-forca-dobrinde-umaferramenta-do-marketing-promocional >. Acesso em 20 jun. 2024.

KOTLER, Philip. Administração de marketing: análise, planejamento, implementação e controle. São Paulo: Atlas, 1993.

MARTINS, Maria Helena Pires. O prazer das compras - o consumismo no mundo contemporâneo. São Paulo: Editora Moderna, 2007.

MEIRA, Marco. Marketing promocional - o poder mágico dos incentivos, das amostras, promoções e brindes. Administradores, 2011. Disponível em: < administradores.com.br/artigos/marketing-promocional-o-poder-magico-dosincentivos-dasamostras-promocoes-e-brindes >. Acesso em: 20. Jun. 2024.

MONDO, Tiago S.; COSTA, Jane I. P. A influência da promoção de vendas na captação de clientes: um estudo na hotelaria catarinense. REMark – Revista Brasileira de Marketing, São Paulo, v. 12, n. 2, p. 87-107, 2013.

PIMENTEL, Isabela. Brindes promocionais nas ações de marketing. Administradores, 2014. Disponível em: < administradores.com.br/artigos/brindespromocionais-nas-acoes-de-marketing > Acesso em: 10.jun.2024.

PINHO, José B. O poder das marcas. São Paulo: Summus, 1996.

SANT`ANNA, Armando; JUNIOR, Ismael R.; GARCIA, Luiz F. D. Propaganda: teoria, técnica e prática. São Paulo: Cengage Learning, 2015.

SCHAIMBERG, Renato. Como aumentar as vendas com brindes? Administradores, 2017. Disponível em: < administradores.com.br/artigos/comoaumentar-as-vendascom-brindes > Acesso em

SCHIFFMAN, L. G., & KANUK, L. L. Consumer Behavior (10th ed.). Saddle River: Pearson Prentice Hall, 2010.

Downloads

Publicado

21-01-2025

Como Citar

Figueiredo de Medeiros, E., & da Luz Silva, H. (2025). Brindes e estratégias das marcas em festivais de música: um estudo de comparativo entre Rock in Rio e Lollapalooza. Tudo é Ciência: Congresso Brasileiro De Ciências E Saberes Multidisciplinares, (3), 1–8. https://doi.org/10.47385/tudoeciencia.1842.2024

Edição

Seção

Ciências Humanas e Sociais Aplicadas