Desafios e competências no jornalismo esportivo
estudo de caso de Marcelo Bechler na cobertura do futebol internacional
DOI:
https://doi.org/10.47385/tudoeciencia.1844.2024Palavras-chave:
Jornalismo Esportivo. Cobertura do Futebol. Estudo de CasoResumo
Em 2023 a indústria do esporte movimentava US$1 trilhão no mundo. Nesse contexto, torna-se importante compreender os desafios enfrentados pelos jornalistas esportivos, a fim de entender quais competências são necessárias para atuar nesta área da comunicação. Ao escolher Marcelo Bechler como estudo de caso, buscou-se não apenas ampliar a compreensão do jornalismo esportivo, mas também a oportunidade de examinar as estratégias adotadas por um profissional reconhecido para superar os desafios inerentes à sua área de atuação. Dessa forma tem-se por objetivo geral levantar os desafios dos jornalistas esportivos que atuam em cobertura do futebol, por meio de um estudo de caso centrado no jornalista Marcelo Bechler. Como objetivo específico - compreender as nuances e complexidades da prática jornalística esportiva. Com base no estudo de caso foram encontrados oito desafios para o desempenho na profissão: Pressão por informação em tempo real e exclusividade; Competição entre jornalistas; Barreiras culturais e linguísticas; Equilibrar imparcialidade e paixão; Complexidade da cobertura dos eventos; Demanda por conteúdo digital e interativo; Construção e manutenção de fontes e Gerenciamento de frustrações e persistência. Com base nesses desafios concluiu-se as habilidades necessárias para atuar nesta área da comunicação exigem: Agilidade para lidar com a pressão por atualizações em tempo real; Habilidade de comunicação clara e objetiva, tanto escrita quanto oral; Conhecimento profundo do esporte e suas implicações econômicas, políticas e culturais; Capacidade de adaptação cultural e linguística, especialmente em coberturas internacionais; Uso estratégico de mídias digitais para interagir com o público; Resiliência para lidar com frustrações e negativas frequentes; Imparcialidade e equilíbrio emocional, mesmo sendo fã ou envolvido emocionalmente com o esporte.
Downloads
Referências
AMCHAM. Câmara Americana de Comércio. Disponível em: https://encurtador.com.br/W5kza. Acesso em 19 de set. de 2024.
BECHLER, Marcelo. Flow Sport Club #90. Disponível em: https://encurtador.com.br/KXUYm. Acesso em 19 de set. de 2024.
BECHLER, Marcelo. Flow Sport Club #232. Disponível em: https://encurtador.com.br/7hqvO. Acesso em 19 de set. de 2024.
BECHLER, Marcelo “E o Sonho de Entrevistar Messi: "É Uma Exclusiva Negociada A 4 Anos". Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=dSYgL0_1XfU. Acesso em 20 de set. de 2024.
BECHLER, Marcelo. Canal do Youtuber. Disponível em: https://www.youtube.com/@MarceloBechler1. Acesso em: 19 de set. de 2024.
MALULY, Luciano Victor Barros. Jornalismo esportivo – desafios e propostas. 2010. Disponível em: https://encurtador.com.br/VnrvX. Acesso em: 19 de set. de 2024.
MATOS, Rodrigo. Futebol movimenta R$53 bi na economia do Brasil. 2019. Disponível em: https://encurtador.com.br/1gr06. Acesso em 19 de set, de 2024.
NE45. Portal Jornalístico e Analítico sobre Futebol do Nordeste.
Disponível em: https://ne45.com.br/2022/11/17/futebol-de-bilhoes-quanto-o-mercado-da-bola-movimenta-por-ano-no-brasil/. Acesso em: 19 de set. de 2024.
SILVEIRA, Nathália Ely da. Jornalismo Esportivo: conceito e práticas. 2009. Disponível em:
https://proceedings.science/sbpjor-2020/trabalhos/jornalismo-esportivo-em-podcast-discussoes-sobre-um-formato-em-ascensao?lang=pt-br. Acesso em 19 de set. de 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Tudo é Ciência: Congresso Brasileiro de Ciências e Saberes Multidisciplinares

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.