Acumulação primitiva em Marx e panorama histórico sobre a questão agrária brasileira no capitalismo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47385/tudoeciencia.1849.2024

Palavras-chave:

Acumulação primitiva. Marxismo. Terras. Questão Agrária. Capitalismo.

Resumo

O presente artigo é uma pesquisa bibliográfica acerca da análise sobre questões agrárias e seu desenvolvimento no capitalismo brasileiro, por meio de um referencial teórico marxista, especialmente seu conceito de “acumulação primitiva” e na compreensão do sistema adotado, por lei, de regulação fundiária. O artigo se utiliza de pesquisa bibliográfica na perspectiva marxista, recortando especificamente a questão das terras pautadas por estudiosos ao longo do processo de desenvolvimento da compreensão de terras no Brasil. Como resultado, o trabalho ressalta a o debate agrário a partir da perspectiva da criação de trabalho assalariado no sistema colonial e da mercantilização das terras como sendo a constatação prévia de que o capital é uma relação social que engloba todo o sistema capitalista que surge, abrangendo metrópole e colônia e contemplando o capital como uma relação social de classes 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AMIN, Samir. A questão agrária e o capitalismo. Samir Amim e Kostas Vergopoulos. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.

DA SILVA, José F. Graziano (coord). Estrutura Agrária e Produção de Subsistência na Agricultura Brasileira. São Paulo: Editora Hucitec, 1978.

FRANK, Andre Gunder. A agricultura brasileira: capitalismo e mito do feudalismo – 1964. In: A questão agrária no Brasil: o debate na esquerda. STEDILE, João Pedro. (org) 2. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2012.

GARCIA JR., Afrânio Raul. Terra de trabalho. Coleção Estudos sobre o Nordeste, v. 8. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

GONÇALVES NETO, Wenceslau. Estado e agricultura no Brasil: Política agrícola e modernização econômica brasileira 1960-1970. São Paulo: Editora Hucitec, 1997.

LOBÃO, Ronaldo. Desafios à capacidade redistributiva do Direito em contextos póscoloniais. In: Confluências, Niterói: Revista Interdisciplinar de Sociologia e Direito, v. 16, 2014, p. 61-79.

MARX, Karl. O capital, capitulo 24. São Paulo: Boitempo, 2017.

NEVES, Delma Pessanha. Lavradores e Pequenos Produtores de Cana: Estudo das formas de subordinação dos pequenos produtores agrícolas ao capital. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1981.

SILVA, Ligia Osorio. Terras devolutas e latifúndio: efeitos da Lei de 1850. 2ª ed. Campinas: Editora da UNICAMP, 2008.

Downloads

Publicado

21-01-2025

Como Citar

Arantes Aragão, S. (2025). Acumulação primitiva em Marx e panorama histórico sobre a questão agrária brasileira no capitalismo . Tudo é Ciência: Congresso Brasileiro De Ciências E Saberes Multidisciplinares, (3), 1–9. https://doi.org/10.47385/tudoeciencia.1849.2024

Edição

Seção

Ciências Humanas e Sociais Aplicadas