Pessoa em situação de rua e a construção na sociedade capitalista
as expressões da questão social no contexto da sociedade brasileira
DOI:
https://doi.org/10.47385/tudoeciencia.1855.2024Palavras-chave:
População em Situação de Rua. Desigualdades. Assistência Social.Resumo
a situação de rua é uma expressão extrema das desigualdades sociais e que a solução para essa questão requer um esforço coletivo e contínuo, envolvendo tanto o poder público quanto a sociedade civil. Políticas eficazes de inclusão e a luta contra as desigualdades estruturais são fundamentais para construir uma sociedade mais justa e equitativa, onde todos os cidadãos possam viver com dignidade e segurança. O objetivo do presente artigo é estudar as questões das pessoas em situação de rua no contexto da sociedade capitalista brasileira, considerando as interações complexas entre fatores econômicos, políticos e sociais. A pesquisa é de caráter bibliográfico, a partir de fontes pesquisadas como teses, dissertações, livros, artigos, com busca na base de dados na Scientific Electronic Library Online (SciELO), que tratam do assunto e análise das principais Leis, Normativas e Portarias que versam sobre o tema. A interação dos fatores econômicos, políticos e sociais, em torno das questões das pessoas em situação de rua cria desafios significativos para a melhoria das condições de vida dessas pessoas e exige abordagens integradas e eficazes para a promoção da justiça social e da inclusão. Sendo, portanto, essencial compreender esses aspectos para o desenvolvimento de políticas e práticas que possam realmente fazer a diferença na vida das pessoas em situação de rua.
Downloads
Referências
AGUIAR, M. M; IRIART, J. A. B. Significados e práticas de saúde e doença entre a população em situação de rua em Salvador, Bahia, Brasil. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 28, n. 1, p.115-24, 2012.
ALT, B. S. População em situação de rua: interferências do olhar da sociedade na forma como esse grupo enfrenta o mundo do trabalho. Dissertação (Mestrado). 90.f. UCPEL, Programa de Pós-Graduação em Política Social. Universidade Católica de Pelotas. Pelotas, 2017.
BARBOSA, A. D; GOMES, Í. L. S. Não tinha teto, não tinha nada: um estudo sobre invisibilidade social com moradores em situação de rua da cidade de Alagoinhas-BA. Revista Tempo Amazônico, v.6, n.2, p.131-53, jul-dez. 2019.
BASTOS, D.S. Manifestos industrialistas: a hegemonia do sistema fabril sob a ótica liberal durante da Revolução Industrial. Dissertação. 187.p. Pós-Graduação em História. Universidade Federal Fluminense. Niterói, 2017.
CAVALCANTE, Z. V; SILVA, M. L. S. A importância da revolução industrial no mundo da tecnologia. Anais Eletrônico VII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica Cesumar. Centro Universitário de Maringá Editora CESUMAR Maringá, Paraná de 25 a 28 de outubro de 2011.
COSTA, D. A rua em movimento: experiências urbanas e jogos sociais em torno da população de rua. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social). Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas. Universidade de São Paulo. São Paulo, 2007.
MARX, K. O Capital. Crítica da economia política: livro 1. 12.ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1994.
MARX, K. O Capital: crítica da economia política. Tradução: Reginaldo Sant’anna. – Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2014.
SICARIL, A. A; ZANELLA, A. V. Pessoas em situação de rua no Brasil: Revisão Sistemática. Psicologia, Ciência e Profissão, n.38, n.4, p. 662-79, out-dez.2018.
SOARES, B. L. K. População de rua e a carência de políticas públicas específicas no município de Rio das Ostras. TCC (Serviço Social). 78.p. 2017. Universidade Federal Fluminense de Rio das Ostras. Rio das Ostras, 2017.
SOUZA, C. Políticas Públicas: uma revisão da literatura. Sociologias, Porto Alegre, v. 8, n. 16, p. 20-45, jul-dez. 2006.
WOOD, E.M. O império capital. São Paulo: Bomtempo Editorial, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Tudo é Ciência: Congresso Brasileiro de Ciências e Saberes Multidisciplinares

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.