Políticas de inclusão cultural e social da comunidade LGBTQIAP+ de empresas da região Sul Fluminense
DOI:
https://doi.org/10.47385/tudoeciencia.1862.2024Palavras-chave:
LGBTQIA . Inclusão cultural. Políticas de inclusão. Inclusão social.Resumo
O objetivo deste estudo foi identificar as políticas de inclusão cultural e social da comunidade LGBTQIAP+ nas empresas mais relevantes para a região Sul Fluminense. A investigação está alinhada ao ODS número 16 sobre “paz, justiça e Instituições eficazes visando promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável em todos os níveis”. A metodologia adotada foi descritiva, bibliográfica e documental. Foram estudadas as políticas de empresas de três setores: automobilístico, financeiro e siderúrgico. As empresas do setor automobilístico adotam ações para mudança de cultura e comportamento ético em relação a comunidade LGBTQIA+. A Volkswagem foi a empresa com ação mais concreta ao proporcionar a criação de grupos de afinidades que contam com o apoio da alta liderança com realização de debates e palestras. Outras empresas de outros setores, como por exemplo, a Gerdau, também adotam políticas semelhantes. No setor financeiro o Bradesco se destaca com o projeto TransCarreiras que capacita pessoas trans para o mercado de trabalho. No setor siderúrgico a preocupação se dá pelo mapeamento do público LGBTQIA+ nas organizações e na adoção de cursos de formação para elevação da empregabilidade.
Downloads
Referências
CHAVES, Undergraduate Student Lucas Cavalcante. Políticas de Diversidade e Inclusão LGBTQIA+ Em Empresas Brasileiras: Um Olhar Sobre Os Relatos Integrados. 2022 Disponível em: https://anpcont.org.br/wp-content/uploads/2023/02/ID_275.pdf. Acesso em 20 ago 2024.
COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS (CVM). Disponível em: https://www.gov.br/cvm/pt-br/assuntos/regulados/consultas-por-participante/companhias. Acesso 03 de ago 2024.
FIRJAN. Retratos Regionais. Disponível em: https://www.firjan.com.br/firjan/empresas/competitividade-empresarial/retratos-regionais/painel-regional-retratos-regionais-firjan.htm. Acesso em: 23 set. 2024.
ODS BRASIL. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Indicadores Brasileiros para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: Instituto Brasileiro de Geografia e estatística. Disponível em: https://odsbrasil.gov.br/objetivo/objetivo?n=16. Acesso em: 05 dez. 2023.
PARIS, Letícia. 38% das empresas têm restrições para contratar LGBTQI+, diz pesquisa; 'preconceito velado', relata mulher trans. G1,PR. Curitiba. 01/07/2020. Disponível em: https://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2020/07/01/38percent-das-empresas-tem-restricoes-para-contratar-lgbtqi-diz-pesquisa-preconceito-velado-relata-mulher-trans.ghtml
SEIXAS, C. S.; PRADO, D. S.; JOLY, C. A.; MAY, P. H.; NEVES, E. M. S. C.; TEIXEIRA, L. R. Governança ambiental no Brasil: rumo aos objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS)?. Cadernos Gestão Pública e Cidadania, São Paulo, v. 25, n. 81, 2020. DOI: 10.12660/cgpc.v25n81.81404. Disponível em: https://periodicos.fgv.br/cgpc/article/view/81404. Acesso em: 5 dez. 2023
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Tudo é Ciência: Congresso Brasileiro de Ciências e Saberes Multidisciplinares

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.