Explorando o futuro da educação

podcasts, mapas conceituais e o poder do visto nos cadernos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47385/tudoeciencia.1889.2024

Palavras-chave:

Metodologias Ativas, Tecnologias Educacionais, Física, Ensino Médio, Podcasts, Mapas Conceituais.

Resumo

Este estudo buscou implementar e avaliar diferentes metodologias ativas no 2ºBimestre e 3ºBimestre do primeiro ano de ensino médio, especificamente na disciplina de Física, com o objetivo de promover maior engajamento, motivação, compreensão e aplicação prática dos conteúdos entre os alunos. A pesquisa foi conduzida ao longo de dois bimestres, e envolveu uma combinação de abordagens metodológicas inovadoras, incluindo podcasts, mapas conceituais e vistos nos cadernos semanalmente. Iniciamos os bimestres com a introdução dos principais conceitos teóricos através de aula expositiva com material de apoio para casa, proporcionando aos alunos uma base sólida e acessível de conhecimento. Em seguida, os podcasts e os mapas conceituais foram utilizados para aprofundar os tópicos abordados, permitindo que os alunos explorassem questões mais complexas de Física. Os feedbacks recebidos indicaram uma melhora na compreensão dos conceitos teóricos e na capacidade de aplicação prática desses conceitos. Este estudo contribuiu para um entendimento mais aprofundado de como metodologias ativas podem ser eficazes no ensino de disciplinas complexas como Física, proporcionando um aprendizado mais interativo e relevante para os alunos do ensino médio. A integração de tecnologias como podcasts e mapas conceituais no ensino de Física pode tornou o aprendizado mais dinâmico, participativo e eficaz, beneficiando tanto alunos quanto educadora. Entretanto, uma outra atividade que também foi muito eficaz e trouxe ótimos resultados foi pontuar os cadernos dos alunos com vistos pode parecer um detalhe pequeno, mas é uma prática educativa de grande importância. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BENDER, Willian N. Aprendizagem Baseada em Projetos. Rio Grande do Sul. Editora Penso: UFRGS, 2016. 154 p.

CASTRO, Flávia Lages et al. Manual para Elaboração de Trabalhos Acadêmicos.UniFOA - Volta Redonda/RJ. 2ª Edição, 2009. Disponível em: <http://www.unifoa.edu.br/microsigadocumentos/PortariaReitoria/manual_tcc_2edicao.pdf>. Acessado em: 19 mar. 2023.

MORAN, José Manuel, MASSETTO, Marcos T., & BEHRENS, Marilda Aparecida. - MORAN, J. M., MASSETTO, M. T., & BEHRENS, M. A. (2000). Novas tecnologias e mediação pedagógica. Papirus Editora.

LIMA, Maria Elizabeth. - LIMA, M. E. (2009). Metodologias Ativas no Ensino Superior: Para além da centralidade na aula expositiva. In: 2º Seminário Nacional de Instituições de Educação Superior e Formação de Professores. Anais... Belo Horizonte: Autêntica.

MASETTO, Marcos Tarciso. - MASETTO, M. T. (2012). Os docentes diante dos novos desafios da educação. In: Moran, J. M., & MASETTO, M. T. Novos Tempos, Novas Atitudes: Ensino e Aprendizado com Tecnologias Interativas. Papirus Editora.

ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos, & ALVES, Leonir Pessate. - ANASTASIOU, L. G. C., & ALVES, L. P. (2004). Processos de ensinagem na universidade: Pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. Joinville: Univille.

VYGOTSKY, Lev Semyonovich.- VYGOTSKY, L. S. (1991). A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes.

FREIRE, Paulo. - FREIRE, P. (1996). Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. São Paulo: Paz e Terra.

DEMO, Pedro. - DEMO, P. (2009). *Educação e Qualidade*. Campinas: Autores Associados.

Downloads

Publicado

21-01-2025

Como Citar

Cunha de Jesus, J. (2025). Explorando o futuro da educação: podcasts, mapas conceituais e o poder do visto nos cadernos. Tudo é Ciência: Congresso Brasileiro De Ciências E Saberes Multidisciplinares, (3), 1–6. https://doi.org/10.47385/tudoeciencia.1889.2024