Expofit
design de embalagens e aproveitamento integral dos alimentos
DOI:
https://doi.org/10.47385/tudoeciencia.1910.2024Palavras-chave:
interdisciplinaridade. nutrição. aproveitamento de alimentos. design. extensão de marca.Resumo
A interdisciplinaridade reflete a necessidade de produção do conhecimento, além das novas dinâmicas e urgências do mercado de trabalho que requer, saberes interdisciplinares. O objetivo do projeto foi produzir uma atividade intercurso, colocando o estudante frente a uma ação que permite vivenciar a produção de um produto real para o mercado, contribuindo para a vivência profissional. A metodologia utilizada foi o Design Thinking. A Expofit aconteceu no dia 22 de maio de 2024. Participaram 58 alunos, sendo 16 do curso de nutrição e 42 do curso de design. Como forma de trabalhar a interdisciplinaridade, foi proposto aos discentes que desenvolvessem produtos alimentícios baseado na Extensão de Marca que pode ser horizontal ou vertical, para o projeto foi sugerida a categoria Extensão de Linha Horizontal, quando a marca existente é aplicada à introdução de um novo produto, tanto em uma classe de produtos relacionados, quanto em uma categoria totalmente nova para a organização. Os discentes de design além de confeccionam a embalagem, fizeram uma arte de outdoor e mídia alternativa. Já a nutrição fez os biscoitos, barra de cereal, muffin, alfajor, utilizando o aproveitamento integral dos alimentos. Colocando o valor nutricional e rótulo real dos produtos nas respectivas embalagens, os alunos montaram o stand e confeccionam um display de mesa para expor os produtos. Acredita-se que com a implementação desse projeto, através da interdisciplinaridade entre os cursos de design e nutrição tenha-se atingido o objetivo, visto a qualidade da produção dos alimentos e embalagens apresentadas durante a Expofit.
Downloads
Referências
HECK, N.V. Teoria da inovação do comportamento planejado na indústria de bebidas e alimentos. 2024. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso, UFRGS. Instituto de Ciência e Tecnologia de Alimentos, Curso de Engenharia de Alimentos. Porto Alegre, RS, 2024.
MEDEIROS, M.A.T.; et al. A integralidade como eixo da formação em proposta interdisciplinar: estágios de Nutrição e Psicologia no campo da Saúde Coletiva. Revista de Nutrição, v. 27, p. 785-798, 2014.
MESTRINER, F. Design de embalagem: curso avançado. São Paulo: Makron Books, 2001.
NERIS, T.S.; et al. Avaliação físico-química da casca da banana (Musa spp.) in natura e desidratada em diferentes estádios de maturação. Ciência e Sustentabilidade, v. 4, n. 1, p. 5-21, 2018.
REIS, Douglas R. et al. Cinética de secagem de farinha da amêndoa de baru em função da temperatura. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, v. 22, p. 713-719, 2018.
ROSA, L.O. Influência da adição de farinha e sementes de abóbora no ganho de biomassa de Eugeniae eudrilus em vermicultura. Avanços da Pesquisa e Inovação em Sistemas Agrícolas: Conjunturas da Ciências Agrárias. v.2, cap.4, 59-69p. 2024.
SANTOS, A.B.; et al. Os benefícios do aproveitamento integral dos alimentos: redução do desperdício alimentar: Revista Coopex, v. 15, n.1, p. 4538-4550, 2024.
VIANNA, M.; et al. Design Thinking: inovação em negócio, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Tudo é Ciência: Congresso Brasileiro de Ciências e Saberes Multidisciplinares

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.