Riscos do uso de drogas entre estudantes universitários no Brasil – elaboração de cartilha como estratégia de alerta e de prevenção

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47385/tudoeciencia.1937.2024

Palavras-chave:

Drogas ilícitas. Estudantes. Universitários. Brasil.

Resumo

O uso de drogas e sua prática continuada refletem no grande desafio da saúde pública, uma vez que seu uso traz malefícios para o pleno funcionamento fisiológico. O intuito desta pesquisa é esclarecer, por meio de levantamento de dados e argumentos fundamentados, porque uso de drogas ilícitas e lícitas ser comum entre alunos de graduação. Além disso, busca-se evidenciar os riscos que o uso dessas substâncias causa em âmbitos emocionais e fisiológicos. Como metodologia foi adotada revisão integrativa da literatura, por meio de dados obtidos nas bases UpToDate, Scielo, Science Direct e PubMED, tendo como critérios de inclusão os artigos científicos publicados entre 2013 e 2024. Por meio de uma análise longitudinal entre as regiões do Brasil, foram observados comportamentos semelhantes advindos de jovens: a mudança de estilo de vida após a entrada na universidade, em paralelo a saída de onde os pais residem e liberdade de escolha de seus atos. Ademais, as dificuldades nos âmbitos acadêmicos mostraram influência na relação comportamental dos jovens e o uso de drogas ilícitas. Esses achados sugerem que as instituições de ensino, em colaboração com pais e responsáveis, promovam medidas que orientem os estudantes mediante aos vícios. O estudo, portanto, conclui que os estudantes correm maior risco de problemas de saúde relacionados às drogas ilícitas. Entender esses riscos e as realidades das drogas ilícitas é importante para o desenvolvimento de uma cartilha com vistas à prevenção e à intervenção eficaz.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

HOUVÈSSOU, G. M. et al. Illicit drug use among students of a university in Southern Brazil. Revista de Saúde Pública, v. 54, 2020.

FREITAS, R.M. Investigação do uso de drogas lícitas e ilícitas entre os universitários de instituições do ensino superior (públicas e privadas), no município de Picos, Piauí. SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas, v. 8, n. 2, p. 79–86, 2013.

PIRES, I. T. M. et al. Uso de Álcool e outras Substâncias Psicoativas por Estudantes Universitários de Psicologia. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 40, 2020.

Política do Ministério da Saúde para atenção integral a usuários de álcool e outras drogas. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/pns_alcool_drogas.pdf, [Acesso em 31/08/2024].

SIMPLÍCIO, M. P. T. et al. Factors associated with alcohol, tobacco and illicit drug use among Brazilian undergraduate students. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 74, n. 3, 2021.

TRINDADE, B. P. A. et al. Drug use among undergraduate students: a national perspective. Rev Med Saude Brasilia 2018; 7(1):52-60.

ZEFERINO, M. T. et al. Consumo de drogas entre estudantes universitários: família, espiritualidade e entretenimento moderando a influência dos pares. Texto & Contexto - Enfermagem, v. 24, n. spe, p. 125–135, 2015.

Downloads

Publicado

21-01-2025

Como Citar

Oliveira Rodrigues, M. A., de Paula da Silva, C., Rodrigues Gomes, A., Dornelas Rodrigues Rocha, A. C., & Dutra Braz, I. (2025). Riscos do uso de drogas entre estudantes universitários no Brasil – elaboração de cartilha como estratégia de alerta e de prevenção . Tudo é Ciência: Congresso Brasileiro De Ciências E Saberes Multidisciplinares, (3), 1–7. https://doi.org/10.47385/tudoeciencia.1937.2024

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)