Educação Ambiental

aprendizagem significativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47385/tudoeciencia.29.2022

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Aprendizagem significativa, Vigotsky, Ausubel, Chassot

Resumo

Há a necessidade de utilizar novos métodos para uma educação ambiental mais efetiva. Logo um pensamento crítico na qual as vivências dos estudantes façam parte de um planejamento de aulas com enfoque nessas vivências e na produção de materiais potencialmente significativos podem ser a chave para o despertar de predispostos nos estudantes para que os temas curriculares sejam aprendidos de maneira significativa, e os novos conhecimentos possam fazer parte da estrutura cognitiva dos aprendizes. Ao debater a importância do meio ambiente em sala de aula o professor precisa demonstrar que é o ser-humano parte integrante desse contexto e que impactos ambientais refletirão em impactos sociais. Este é um texto de revisão de bibliografia como fundamentação teórica para debater a aprendizagem significativa no contexto da educação ambiental e a importância de se trabalhar com subsunçores para se alcançar essa aprendizagem significativa; assim como traz a comparação entre a teoria sociocultural de Vigotsky e a teoria da aprendizagem significativa de Ausubel, apontando similaridades e demonstrando a importância de educadores utilizarem os conhecimentos prévios dos estudantes no ensino e no desenvolvimento de suas potencialidades, também a importância desses conceitos para o despertar educação ambiental crítica efetiva nas escolas.

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Publicado

28-10-2022

Como Citar

Raphael Freitas Correia Lopes. (2022). Educação Ambiental: aprendizagem significativa. Tudo é Ciência: Congresso Brasileiro De Ciências E Saberes Multidisciplinares, (1), 1–9. https://doi.org/10.47385/tudoeciencia.29.2022