A construção de caminhos para a sistemática de contribuição dos Núcleos Docentes Estruturantes

a experiência do grupo de trabalho no contexto de cenários híbridos de aprendizagem no UniFOA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47385/tudoeciencia.41.2022

Palavras-chave:

Núcleos docentes estruturantes, Cenários híbridos de aprendizagem, Grupo de trabalho, Construção coletiva, Sistemática de atuação

Resumo

Este presente relato de experiência visa demonstrar os caminhos percorridos para a sistematização de contribuição dos Núcleos Docentes Estruturantes – NDE dos Cursos de Graduação do UniFOA. Esta iniciativa segue determinação legal prescrita pelo Ministério da Educação - MEC e pela própria Instituição de Ensino Superior - IES. Inicialmente, apresenta-se o embasamento legal com as atribuições dos docentes integrantes dos NDE. A seguir, descreve-se os passos para o planejamento do Grupo de Trabalho – GT no qual estão previstas ações a serem desenvolvidas por este grupo, no decorrer do ano letivo de 2022. Dentre estas ações planejadas encontram-se provocações que direcionam os integrantes à elaboração dos Planos de Ação dos Cursos, além de ações relacionadas com os pilares que embasam esta construção: formação, socialização, planejamento, acompanhamento, produção, evidência. Posteriormente, são apresentados produtos e resultados parciais. Destaca-se, dentre estes, o percentual representativo de participação nos encontros presenciais, além da criação de Ambiente Virtual específico para atividades de formação, integração e organização de evidências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

DEFEO, Joseph A. Fundamentos da qualidade para líderes / Joseph A. DeFeo, Joseph M. Juran; tradução: Ronald Saraiva de Menezes; revisão técnica: Altair Flamarion Klippel. – Porto Alegre: Bookman, 2015.

HORN, Michael B., STAKER, Heather. Blended: usando a inovação disruptiva para aprimorar a educação. Porto Alegre: Penso, 2015.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação – presencial e a distância. Brasília, DF, 2017. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_superior/avaliacao_cursos_graduacao/instrumentos/2017/curso_reconhecimento.pdf . Acesso em: 16 ago. 2022.

Centro Universitário de Volta Redonda. Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão. Resolução CONSEPE nº 025/2022, de 14 de abril de 2022. Aprova Política do Núcleo Docente Estruturante do Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA e dá outras providências.

Downloads

Publicado

28-10-2022

Como Citar

Mônica Norris Ribeiro, Rafael Teixeira dos Santos, & Lana Cristina de Oliveira. (2022). A construção de caminhos para a sistemática de contribuição dos Núcleos Docentes Estruturantes: a experiência do grupo de trabalho no contexto de cenários híbridos de aprendizagem no UniFOA. Tudo é Ciência: Congresso Brasileiro De Ciências E Saberes Multidisciplinares, (1), 1–8. https://doi.org/10.47385/tudoeciencia.41.2022