Histologia com metodologia ativa: o desenvolvimento de “flashcards” como método de ensino médico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47385/tudoeciencia.936.2023

Palavras-chave:

Histologia, Educação à Distância, Metodologia ativa

Resumo

Os “flashcards” atualmente são uma ferramenta de grande relevância no aprendizado médico uma vez que permitem a aprendizagem por meio da repetição espaçada dos conteúdos. Na atualidade, podem ser feitos de forma digital com o auxílio, do “software Anki”. Dessa forma, temos como objetivo criar um conjunto de cartões das lâminas histológicas no formato de “flashcards” com perguntas e respostas que serão disponibilizados aos discentes do curso de medicina como uma ferramenta facilitadora da aprendizagem da disciplina de histologia. Para a elaboração do material foram coletadas lâminas histológicas de todos os tecidos e órgãos do corpo humano nos laboratórios da disciplina de histologia do curso de medicina do UniFOA. No total, 245 fotografias foram tiradas em alta resolução com os três tipos de aumento (4X, 10X e 40X) do microscópico Opticam© 0400S do laboratório morfofuncional do UniFOA. A partir disto, destacamos estruturas histológicas importantes em cada lâmina fotografada e, a partir disso, os “flashcards” foram desenvolvidos na plataforma “Anki”. Portanto, os autores concluem que os “flashcards” se mostram como uma opção relevante de autoestudo da disciplina histologia e assim, torna o aprendizado mais fácil e interessante pois permite a educação à distância por meio da metodologia ativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CARNEIRO; JUNQUEIRA. Histologia Basica. [s.l.] Masson, 2023.

LOVING, R. J. et al. Does the use of pre‐made digital flashcards aid in medical students learning of anatomy. FASEB journal: official publication of the Federation of American Societies for Experimental Biology, v. 36, n. S1, 2022. Disponível em: https://faseb.onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1096/fasebj.2022.36.S1.L8037

MISHALL, P. L.; BURTON, W.; RISLEY, M. Flashcards: The preferred online game-based study tool self-selected by students to review medical histology image content. Em: Advances in Experimental Medicine and Biology. Cham: Springer International Publishing, 2023. p. 209–224. Disponível em: https://link.springer.com/chapter/10.1007/978-3-031-26462-7_10

RIVERS, M. L. Metacognition about practice testing: A review of learners’ beliefs, monitoring, and control of test-enhanced learning. Educational psychology review, v. 33, n. 3, p. 823–862, 2021. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s10648-020-09578-2

SEYMOUR, P. et al. Professional competencies ToolKit: Using flash cards to teach reflective practice to medical students in clinical clerkship. MedEdPORTAL : the journal of teaching and learning resources, 2018. Disponível em: https://www.mededportal.org/doi/10.15766/mep_2374-8265.10750

SHARMIN, N.; CHOW, A. K. Augmented reality application to develop a learning tool for students: Transforming cellphones into flashcards. Healthcare informatics research, v. 26, n. 3, p. 238–242, 2020. Disponível em: https://e-hir.org/journal/view.php?doi=10.4258/hir.2020.26.3.238

SUN, M. et al. Spaced repetition flashcards for teaching medical students psychiatry. Medical science educator, v. 31, n. 3, p. 1125–1131, 2021. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s40670-021-01286-y

Downloads

Publicado

20-12-2023

Como Citar

Eduardo Fernandes Portes, Debora Simas Portes, Pedro Henrique Sousa Costa, Maria Eduarda Groke, Walter Souza Portes, José Diniz Pinto Bravo Filho, & Michel Alexandre Villani Gantus. (2023). Histologia com metodologia ativa: o desenvolvimento de “flashcards” como método de ensino médico. Tudo é Ciência: Congresso Brasileiro De Ciências E Saberes Multidisciplinares, (2). https://doi.org/10.47385/tudoeciencia.936.2023

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)