O que é alfabetização científica?
DOI:
https://doi.org/10.47385/tudoeciencia.960.2023Palavras-chave:
Letramento, Ensino de ciências, ConceitosResumo
Este artigo busca identificar os conceitos para alfabetização científica pois há abordagens com diversas terminologias, seja no ensino de ciências ou em outras situações em que tal saber é tido como relevante. Para isso realizou-se um estudo documental amparado na abordagem qualitativa, e para análise dos dados utilizamos o método de Análise de Conteúdo de Bardin (1977). Em seguida, por meio de revisões bibliográficas, cujo escopo foi constituído a partir de teses que foram publicadas no ano de 2022 no portal da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Foram analisadas 11 teses, realizado leituras pontuais. Pretendemos através da pesquisa das teses, evidenciar os conceitos utilizados no desenvolvimento das pesquisas sobre “alfabetização científica”, as quais 3 trouxeram o conceito para o leitor. Assim, é esperado que possa contribuir e impactar novos estudos ou futuras intervenções em termos de ensino de ciências para as formações de professores.
Downloads
Referências
Bardin L. Análise de conteúdo. Edição revista e ampliada. São Paulo: Edições 70 Brasil; [1977] 2016.
BINGLE, W.H; GASKELL, P.J. (1994). Scientific literacy for decisionmaking and the social construction of scientific knowledge. In: Science & Education, v. 78, n. 2, p. 185-201, Australia.
CRESWEL, J. W. Projeto de pesquisa: método qualitativo, quantitativo e misto. 2.ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.
SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. Alfabetização Científica: uma revisão bibliográfica. Investigações em Ensino de Ciências. v.16, p. 59-77.2011.
SOARES, M. B. Letramento e Alfabetização: as muitas facetas. Disponível em: https//www.anped.org.br//outros textos//semagdsoares. Magda Becker. Leitura e escrita. 26ª Reunião Anual da ANPED, Poços de Caldas, 2003.
VIEIRA, R. M. et al. Pensamento Crítico na Educação: Perspectivas atuais no panorama internacional. 2014.
NASCIMENTO, F. do, FERNANDES, H. L.; MENDONÇA, V. M. de. O ensino de ciências no Brasil: história, formação de professores e desafios atuais. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 10, n. 39, p. 225-249, 2012. Doi: 10.20396/ rho. V10i39.8639728. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639728. Acesso em 13 out. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Congresso Brasileiro de Ciências e Saberes Multidisciplinares
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.