Anestesia e analgesia por meio da hipnose

Autores

  • Fernanda Assis Mello Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA.
  • Eduardo Rodrigues Novaes Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA.
  • Bruna Casiraghi Pançardes Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA.

DOI:

https://doi.org/10.47385/cmedunifoa.650.2.2015

Palavras-chave:

Anestesia e analgesia, hipnose, misticismo

Resumo

Introdução: Por definição, anestesia é uma perda de sensibilidade causada por uma depressão da excitação nas terminações nervosas ou uma inibição do processo de condução nos nervos periféricos numa área circunscrita do corpo; analgesia é a abolição da sensação de dor. A analgesia obtida com hipnose ocorre numa região determinada ou numa região que o próprio paciente entenda que deva ocorrer, não correspondendo a uma distribuição anatômica. Os pacientes que apresentam altos índices de respostas às sugestões nas escalas de suscetibilidade hipnótica podem melhor apresentar analgesia e anestesia. Objetivo: O presente artigo versa sobre a hipnose como recurso auxiliar na anestesia e analgesia dentro da prática médica, avaliando algumas das principais crenças que levaram a sua dificuldade de adesão inicialmente. Ao mesmo tempo, buscou-se levantar outros princípios que tornem possíveis e eficazes sua utilização na clínica. Discussão: Foi realizado um estudo de pesquisa exploratória com revisão bibliográfica, em que foram encontrados em diferentes bases de dados algumas publicações sobre a temática. A ampliação (16 anos) para a pesquisa se deu por conta da escassez de resultados, quando, aos últimos 05 anos pesquisados (2009 – 2013). Outro aspecto relevante foi às publicações iniciais se concentrarem nas descrições e conceituações do tema e as publicações mais recentes focarem a aplicabilidade da técnica como recurso no auxílio da prática clínica. Conclusão: Esses achados preliminares demonstram uma representação social equivocada sobre o que é hipnose e, mais recentemente, práticas na área da saúde que buscam auxiliar e ratificar a importância e relevância do estudo da hipnose.

Referências

FERREIRA, M. V. C.; Hipnose na prática clínica. 1ª Reimpressão da 1ª Edição. São Paulo: Atheneu, 2008, p. 289-293.

MALAMED, S. F. Manual de anestesia local. 5. ed. Rio de Janeiro: Elsevier Editora Ltda, 2005, p .2-3.

MELLO, P; ARRUDA, P. C. V; Mecanismos neuropsico-fisiológicos da hipnose. São Bernardo do Campo. 3. ed., 2000, p. 117-152.

Downloads

Publicado

15-05-2015

Como Citar

Assis Mello, F., Rodrigues Novaes, E., & Casiraghi Pançardes, B. (2015). Anestesia e analgesia por meio da hipnose. Congresso Médico Acadêmico UniFOA, 2. https://doi.org/10.47385/cmedunifoa.650.2.2015

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)